Um cardápio diferenciado e voltado para os pets tem feito sucesso em Araraquara. Bolo, pizza, picolé, salgadinhos e docinhos ganharam o “paladar” de muitos cães e gatos.
Tem bolo de aniversário sabor carne, frango ou frutas e até festas temáticas. O mercado pet está em expansão e a confeiteira Ana Maria Marques, da Mãe de Pet, comemora o bom momento.
A pet chef começou a fazer algumas receitas e petiscos naturais em 2020. De lá para cá, viu seu público aumentar e resolveu abrir uma loja específica, que será inaugurada em breve na cidade.
LEIA MAIS
Cervejaria confirma adiamento das obras em Araraquara
Biblioteca Municipal de Matão inicia Feira da troca de livros
Ela trabalha com alimentação natural e é orientada por um veterinário nutricionista, que formula todas as receitas.
“A aceitação em Araraquara foi ótima, começamos em junho de 2020 com biscoitos naturais e fomos ampliando o cardápio. Hoje trabalhamos com alimentação natural para cães e gatos, petiscos saudáveis, sem conservantes nem corantes, bolos de aniversário, doces e salgadinhos para festa pet, hambúrguer, pizza e muito mais”, conta.
ALIMENTAÇÃO NATURAL
A confeiteira fez curso de alimentação natural e segue a risca todas as recomendações e necessidades nutricionais de cada bichinho.
“A alimentação natural é uma refeição preparada especialmente para o animal, só que com ingredientes de verdade, então vai arroz, frango, batata, entre outros. Essa dieta é formulada pelo veterinário com todas as necessidades nutricionais do animal atendidas e suplementadas ” frisa.
Para a pet chef, este tipo de cardápio natural é uma opção à ração, muitas vezes tida como única alimentação para cães e gatos.
Ela contesta a ideia da ração como alimento ideal, já que há muito composto químico, enquanto na natural não vai nenhum conservante artificial.
“Eu chamo de comida de verdade e é uma opção a ração porque em nossa cabeça a ração é a comida certa para o cachorro, mas há estudos que contestam essa ideia, já que tem muito composto químico e dura anos na prateleira”, reflete.
PETCOLÉ
A empreendedora Paula dos Santos é proprietária de uma sorveteria Nativus em Araraquara e resolveu inovar ao perceber o mercado pet.
Ao notar que os clientes iam com seus cachorros ao estabelecimento, ela pensou em um “petcolé” para os doguinhos se refrescarem junto aos donos.
Através de uma nutricionista animal, os petcolés ganharam formas e sabores: banana, manga e melancia.
Com base de água de coco e pedaços de fruta, Paula explica que os sorvetes naturais são muito nutritivos e sem riscos para os cachorros ou gatinhos.
“Além de refrescar, realmente são nutritivos. Antes de lançar o petcolé, falamos com uma médica veterinária também, que nos explicou que o sistema digestivo dos animais é diferente do nosso. Por isso eles não podem comer o mesmo sorvete da gente, precisam mesmo de algo mais natural para não causar problemas a médio e longo prazo”, aponta.
Paula conta que o picolé é um produto exclusivo e desenvolvido em conjunto com a Luuna Pets.
“Eles são bem levinhos, não são doces como nosso paladar está acostumado, mas são gostosos”, diz.
A pet chef Ana Maria complementa: “Doce ou salgado é um conceito nosso. Nos petiscos naturais não colocamos nem sal nem açúcar porque não é necessário, a não ser em casos que o nutricionista peça para balancear alguma dieta”, explica.
A cachorra “Collie” já provou o sorvete de melancia e segundo o tutor Elvis Valeriano, o picolé está mais que aprovado.
“ Minha Pet adora pedra de gelo e está acostumada com água de coco, que é um dos ingredientes do petcolé. Ela devorou o de melancia”, finaliza.