A Defesa Civil de São Paulo manteve o alerta de incêndios para todas as regiões do estado até o próximo sábado (14), incluindo Araraquara.
O alerta foi emitido pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) com base em temperatura, velocidade dos ventos e umidade relativa do ar previstas para os próximos dias.
Com estas informações, a Defesa Civil classifica as regiões com risco de emergência, alerta, alto e baixo. Neste momento, a maior parte do estado está em emergência.
Segundo o Climatempo, a semana começou com a maior parte do país sob o predomínio da massa de ar seco e quente, que mantém as temperaturas elevadas. Nos próximos dias, as máximas devem ficar entre 35°C e 38°C em Araraquara, com a umidade do ar podendo atingir os 15% na sexta-feira (13).
Cidades de oito estados brasileiros também estão no alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para onda de calor, ou seja, com temperaturas 5°C acima da média.
Os dados auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem.
Por conta do tempo seco e da fuligem proveniente das queimadas, Araraquara também continua com a qualidade do ar considerada ruim pela Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo). De uma escala que varia de 81 a 120, o índice ficou em 102 na média das últimas 24 horas para a presença de poluentes na atmosfera.