A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para frio intenso em Araraquara entre quarta-feira (28) e domingo (1º). Segundo o órgão, a mínima pode ficar entre 1 e 2 graus na Morada do Sol.
O alerta ocorre devido à chegada de uma massa de ar polar que provoca a queda brusca de temperatura, com momentos de frio intenso e formação de geada em parte do Estado.
Com o risco de frio intenso, a Defesa Civil orienta atenção especial com pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua.
O órgão também recomenda estar bem agasalhado, não ficar exposto a ambiente frio, além de manter-se hidratado mesmo se sentir menos sede para evitar ressecamento de pele e lábios.
LEIA TAMBÉM
Meteorologia explica massa de ar polar que atingirá o Brasil
Pneumologista dá dicas para lidar com frio intenso e baixa umidade
Nova frente fria traz chuva para Araraquara; veja quando
Em caso de uso de aquecedores, a Defesa Civil reforça a importância de manter fonte de umidificação no ambiente, com recipientes com água, toalhas molhadas ou umidificadores.
Caso se deparar com uma pessoa precisando de acolhimento em meio as baixas temperaturas, há um telefone para contato 24 horas do Serviço de Abordagem Social: (16) 3336-7510.
SENSAÇÃO TÉRMICA NEGATIVA
Durante o período de vigência do alerta emitido pela Defesa Civil, a previsão é de que tenha registro de sensação térmica negativa até o fim da semana.
Nesta quarta-feira (28) o dia deve ficar nublado, com chuvas isoladas ao longo do dia. Com isso, a temperatura deve variar de 9 a 21 graus. É estimado 12 milímetros de chuva.
A mínima deve cair ainda mais na madrugada de quinta-feira (29), quando a mínima deve ser de 6 graus e apesar do predomínio de Sol ao longo do dia, a máxima não passa de 17 graus.
De acordo com a Somar Meteorologia, o pico de frio deve ser registrado na sexta-feira (30), quando a mínima chega a 2 graus e a sensação térmica pode atingir 4 graus negativos.
O frio deve permanecer até sábado (31), com variação na temperatura entre 6 e 22 graus e começa a perder força somente no domingo (1º), quando o termômetro varia de 13 a 29.