A demora no atendimento e a super lotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, em Araraquara, foi alvo de diversas reclamações nesta segunda-feira (03).
O pintor Jonas dos Santos entrou em contato com a reportagem da CBN Araraquara e informou o descaso com a situação dele e da esposa.
Os dois procuraram atendimento na UPA da Vila Xavier, às 8h da manhã, com sintomas de síndrome gripal. Porém, às 13h30 ainda não haviam passado nem pela classificação de risco.
As imagens mostram muitas pessoas no local, sem distanciamento social, sentadas lado a lado, e algumas sentadas até mesmo no chão.
“Minha esposa está passando muito mal, tem gente jogada no chão, uma aglomeração total aqui, chovendo. Tem pessoas saudáveis misturadas as outras que estão tossindo, no chão. Não tem distanciamento social , uma desorganização total, e não temos respaldo de ninguém aqui na UPA”, disse o pintor.
A Prefeitura de Araraquara foi procurada para ter um posicionamento sobre essa reclamação.
O executivo afirmou que houve um aumento na procura por atendimento na UPA da Vila Xavier, principalmente na última semana, e que aumentou também o tempo de espera.
Ainda nesta segunda-feira (03), o Comitê de Contingência do Coronavirus do município se reúne para definir medidas que serão implantadas imediatamente para ampliar e agilizar o atendimento das pessoas com sintomas gripais e também ampliar a testagem dos assintomáticos.
Assim que essas medidas forem definidas, serão amplamente divulgadas.