- Publicidade -
CotidianoDengue preocupa vizinhos de shopping abandonado em Araraquara

Dengue preocupa vizinhos de shopping abandonado em Araraquara

Para moradores e comerciantes, muitos objetos dentro do prédio acumulam água sempre que chove

- Publicidade -

 

Moradores e comerciantes ao redor de antigo shopping reclamam do abandono e dos casos de dengue (Foto: Milton Filho/ acidade on)

- Publicidade -

A dengue tem preocupado moradores e comerciantes ao redor do antigo Tropical Shopping, na Vila Suconasa, na zona sul de Araraquara. O prédio está abandonado há 15 anos. 

Desde o fim das atividades, o local se tornou alvo de depredações e furtos, e moradia para pessoas em situação de rua e usuários de drogas. 

Além da segurança, vizinhos estão apreensivos com a situação da dengue. Em grande parte do prédio não há mais cobertura, ou seja, sempre que chove, tem acumulo de água. 

“Tivemos muitos casos de dengue aqui na região próxima ao shopping. Lá dentro está uma bagunça, uma sujeira. Os andarilhos levam coisas lá para dentro e deixam tudo jogado. Então, acumula água nas coisas que eles deixam”, disse Aline Fernanda Mendonça, de 32 anos, que é proprietária de um pet shop. 

Nesta segunda-feira (06), uma equipe da Prefeitura iniciou o trabalho de limpeza da área externa do prédio, retirando mato e lixo. São 16 homens trabalhando no local.  

- Publicidade -

Servidores da prefeitura fazem a limpeza externa do antigo shopping (Foto: Milton Filho/ acidade on)

Mas, para o cabeleireiro Paulo Roberto de Souza, 53, a medida não é suficiente. Segundo ele, a sujeira dentro do shopping também precisaria ser retirada. 

“Saquearam tudo e tem muita abertura. Então, você imagina o foco dengue que não tem lá dentro”, disse. 

O cabeleireiro falou ainda que limpeza não são frequentes e que a última teria sido há oito meses. “A gente limpa o nosso quintal, nosso estabelecimento, enquanto o shopping fica a Deus-dará. Ninguém toma conta, toma uma providência”, completou. 

Na opinião de Antônio Cardoso, 61, dono de uma pizzaria, o maior foco de dengue no bairro está dentro do shopping. “É a parte mais crítica do bairro. [O mosquito] picou um monte de gente conhecida, e que ficou em estado grave”, afirmou. 

NÚMEROS DA DOENÇA 

Araraquara já contabiliza mais de 10 mil casos de dengue em 2022, incluindo 17 mortes. É a segunda maior epidemia da doença em relação ao número de registros, mas a que teve mais óbitos. 

Março aparece no topo do ranking, com 4.895 casos. Na sequência aparecem abril (3.118), maio (1.145), fevereiro (702) e janeiro (150).
Segundo a Vigilância Epidemiológica, uma falha no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) não permitiu a atualização dos números de casos nos últimos dias. 

FALA, PREFEITURA 

Por nota, a Prefeitura de Araraquara disse que acompanha a situação do imóvel e vem adotando todas as medidas cabíveis. 

“As equipes da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos retornaram hoje ao local, após cerca de 4 meses, para ação de vistoria, limpeza e capina. Hoje, também as equipes de combate à dengue da Vigilância Epidemiológica, que estão trabalhando naquela região, em residências e terrenos baldios, estão no local atuando na eliminação de criadouros do Aedes aegypti”, disse. 

A administração municipal ressaltou que a situação do imóvel não se aplica a Lei do Abandono porque “os débitos referentes à IPTU foram pagos e o local tem condomínio constituído”. 

Sobre a situação do prédio, a Prefeitura afirmou que o departamento jurídico tem processos alternativos que estão em andamento. “Além disso, o departamento de fiscalização já aplicou todas as multas previstas e os débitos foram incluídos em dívida ativa”, finalizou.

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -