Por conta do feriado prolongado, as ações de combate à dengue, como os bloqueios, vão acontecer neste sábado (23), em Araraquara. Os agentes irão atuar nos bairros Vila Ana Adelaide, Jardim Residencial Lupo, Jardim Acapulco, Yolanda Ópice, Vila Ferroviária e Jardim América.
O trabalho consiste em bloqueio aos criadouros do Aedes Aegypti, que é o mosquito transmissor da dengue e outras doenças, como zika, chikungunya e febre amarela, além de orientações de prevenção.
Em Araraquara, já são 3.763 casos de dengue confirmados em 2022, com seis mortes confirmadas e duas suspeitas.
Segundo o poder público, 80% dos criadouros de dengue estão nas residências. Mas, em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização dos proprietários para a entrada dos agentes.
Nos bairros Vila Ana Adelaide, Jardim Residencial Lupo, Jardim Acapulco e Yolanda Ópice, os agentes de combate às endemias da Vigilância Epidemiológica irão realizar trabalhos de vistoria casa a casa.
Na Vila Ferroviária, haverá nebulização. Já no Jardim América, será aplicado o fumacê.
Em razão do aumento do número de casos na cidade, a Prefeitura ampliou a atuação nos serviços voltados para a contenção da epidemia de dengue.
Denúncias relacionadas ao descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural podem ser feitas pelo telefone 0800 770 1595.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, que é o 0800-774-0440, ou no WhatsApp da Prefeitura, o (16) 99760-1190.