- Publicidade -
CotidianoDezembro Vermelho: Araraquara registrou 32 novos casos de HIV até junho deste ano

Dezembro Vermelho: Araraquara registrou 32 novos casos de HIV até junho deste ano

Até a metade do ano, foram nove óbitos relacionados a doença

- Publicidade -

A Secretaria de Saúde divulgou o número de casos de HIV/Aids em Araraquara identificados até junho deste ano no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).

De acordo com a Pasta, foram contabilizados até a metade do ano, 32 novos casos e nove óbitos relacionados a doença. Já durante os meses de 2022 foram identificados 60 casos com seis óbitos.

- Publicidade -

Dados do Ministério da Saúde apontam que, hoje, mais de 1 milhão de pacientes são soropositivos no Brasil.

Para conscientizar a população, Araraquara promove serviços de testagem da doença noDezembro Vermelho.

Distribuição de PEP e PrEp no município

Hoje existem dois tipos de tratamento “preventivos” contra o HIV. A PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é administrada depois de uma exposição considerada de risco ao HIV, como em acidentes ocupacionais ou relações sexuais. Segundo a Secretaria de Saúde de Araraquara, 27 pessoas buscaram pelo PEP até junho deste ano contra 129 durante todo ano passado.

Já a PrEp (Profilaxia Pré-Exposição) é administrada antes da exposição, para populações mais vulneráveis ao HIV, como trabalhadoras sexuais. Atualmente, o município conta com 249 pessoas cadastradas fazendo uso da PrEp.

Transmissão do HIV

O HIV é o vírus que ataca o sistema imunológico e deixa o organismo sem defesa contra outras infecções, enquanto a Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, causada pelo vírus HIV, especialmente quando o vírus não é diagnosticado, não recebe o tratamento adequado e pode se apresentar bem grave.

- Publicidade -

“No cenário atual do país temos diminuição do número de casos de Aids, porém há um aumento dos casos novos de infecção pelo HIV em alguns grupos”, disse Ana Rachel Rodrigues, médica do Sciras (Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Saúde) da Maternidade Gota de Leite.

A transmissão do vírus pode ocorrer através de:

  • relações sexuais sem proteção
  • compartilhamento de objetivos cortantes contaminados, como agulhas,
  • Transmissão vertical, de mães que tenham HIV (sem diagnóstico e tratamento) para os filhos, durante a gestação, parto ou amamentação.

    “Além dos testes, outras formas de prevenção incluem o uso de preservativos em todas as relações sexuais e a aplicação de imunizantes para hepatite A (HAV), hepatite B (HBV) e HPV”, orienta a médica.

Embora a Aids não tenha cura, o tratamento é uma forma de melhorar a qualidade dos pacientes e quebrar a cadeia de transmissão do vírus, inclusive a vertical (de grávidas para bebês). Araraquara não possui registros de transmissão vertical há 18 anos.

Testagem gratuita

Desde o início do mês de dezembro a prefeitura vem promovendo campanha de testagem de ISTs gratuita em diversos espaços do município. A ação continua nesta semana.

Na quarta-feira (6) das 7h30 às 11h, a ação acontece no posto de saúde do Vale do Sol. Na quinta (7), das 7h às 13h, a ação será oferecida no CMS do Selmi Dei I.

Na sexta-feira (8), das 9h às 15h, será a vez do Parque Infantil receber a mobilização, que também será feita no sábado (9), das 7h às 13h, no Quilombo Rosa, e no domingo (10), das 17h às 22h, na Rolê Feira, na Praça do Paliteiro.

Quem não puder comparecer na sexta-feira, pode fazer o teste na Rua Padre Duarte, 2414, no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), das 7h30 às 16h30, ou em outras ações que serão realizadas posteriormente na cidade.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -