- Publicidade -
CotidianoDia das Mães: coordenador do Procon de Araraquara dá dicas para as compras

Dia das Mães: coordenador do Procon de Araraquara dá dicas para as compras

Data é considerada a segunda melhor para o comércio e consumidor precisa estar atento aos seus direitos

- Publicidade -

Considerada a segunda melhor data para o comércio, o Dia das Mães bate à porta e o consumidor precisa estar atento aos seus direitos. De olho nisso, o Procon de Araraquara realizou fiscalização nas lojas e deu dicas para o consumidor que pretende presentear.

Com as compras on-line cada vez mais em alta, uma das preocupações de quem viu o presente na internet é se ele vai chegar a tempo de entregar no domingo (12). Para esses casos, o coordenador do Procon de Araraquara, Rodrigo Martins, explicou que existe a possibilidade de desistência da compra em até sete dias, caso ele chegue fora do prazo, ou esteja em desacordo com o que foi anunciado pelo vendedor.

- Publicidade -

“É importante dizer que o consumidor tem direito à desistência. Então, se não chegou, ele pode comprar outro produto, ir até uma loja física e, quando chegar, exercer o direito de desistência, onde ele devolve o produto e vai receber o que pagou, inclusive a taxa de entrega. Às vezes, paga um pouco mais, mas garante o presente para o Dia das Mães”, explicou.

Rodrigo Martins, coordenador do Procon Araraquara

Para os casos de compras pela internet, é importante que o consumidor fique atento ao prazo de desistência. “A pessoa tem sete dias para fazer a desistência. Chegou o produto, entra em contato com a empresa, pede o cancelamento, devolve o produto e recebe tudo o que pagou”.

As compras pela internet também exigem atenção redobrada do consumidor. Diariamente, os golpistas aperfeiçoam os modos de operação para conseguir fazer novas vítimas, e para evitar ser uma delas, o coordenador do Procon deu dicas simples.

“Desconfiar de ofertas que são muito boas, pois normalmente indicam golpes, e orientamos não comprar através de links, aqueles que você recebe pelas redes sociais. É importante o consumidor entrar na página, no site oficial da empresa e comprar por lá”, alertou.

Rodrigo Martins, coordenador do Procon Araraquara

No caso da compra em lojas físicas, é importante olhar detalhadamente o produto, uma vez que a troca não funciona como na internet. Segundo o representante do órgão de Defesa do Consumidor, esse “benefício” é oferecido por algumas lojas, mas não é uma regra.

“Não tem direito [à troca]. Inclusive, essa questão é algo importante de falar. Antes de comprar, precisa perguntar se a loja faz a troca e quais as regras para isso, pois cada uma define os critérios. Não é um direito do consumidor. É uma cortesia da loja”, apontou.

Rodrigo Martins, coordenador do Procon

Já as famosas promoções envolvendo produtos que estão avariados também inspiram atenção. “É importante anotar na nota fiscal qual era o problema que esse produto apresentava, pois o restante terá garantia legal de 90 dias. Então, aí o fornecedor não pode alegar que ele não possui garantia no geral. Ele só não tem para o que foi indicado na nota fiscal”.

Às vésperas do Dia das Mães, o órgão tem visitado as lojas físicas da cidade para conferir a precificação e outros itens do Código de Defesa do Consumidor. Em caso de dúvidas ou direitos desrespeitados, o Procon Araraquara atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, na Avenida Dorival de Oliveira, 164, Vila Godoy (atrás do hospital São Paulo). (Com informações da EPTV Central)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -