A rede municipal de ensino de Araraquara começa, nesta segunda-feira (7), a última etapa do retorno gradativo das aulas, com os alunos da educação infantil. São esperadas mais de 9,2 mil crianças, de zero a cinco anos.
Na semana passada, voltaram às salas de aula os alunos do ensino fundamental. Ao todo, são 68 escolas que retornam com as atividades presenciais e mais de 18,6 mil estudantes.
Em entrevista à EPTV, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara Santos, disse que unidades de ensino passarão por adaptações por conta de problemas decorrentes da chuva.
“Na semana passada nós voltamos com o fundamental, educação de jovens e adultos e os Centros de Educação. Nesta semana retornam as crianças da educação infantil. Algumas unidades estão em reforma e, por conta disso, as aulas nessas unidades começaram de forma remota. Uma das unidades irá se mudar brevemente, pois a escola Roberto Salinas Fortes passará por uma reforma estrutural. Uma unidade de fato tivemos problemas, Emef Caic Ricardo Caramuru de Castro Monteiro e adiamos o retorno presencial para que as indicações fossem feitas para os devidos reparos e evitar, obviamente, chuva no ambiente escolar”, explica.
A secretária municipal de Educação também destacou os cuidados dentro do ambiente escolar para reduzir a contaminação pela Covid-19.
“Covid é um vírus de circulação comunitária. Por conta disso, dizer covid na escola é algo que não é apropriado. Sim, tivemos casos, assim como teve em vários outros lugares. O que se faz quando um profissional ou uma criança é detectada com covid? Essa pessoa, assim como seus comunicantes, ficam em quarentena”, ressalta.
PROTOCOLOS
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, foram tomados todos os cuidados previstos no Protocolo Sanitário de retorno das atividades presenciais dos estabelecimentos da Rede de Educação Básica do Município.
Fazem parte deste protocolo a higiene frequente das mãos, o uso de álcool em gel a 70%, higiene dos ambientes, como salas de aula, laboratório, refeitório, biblioteca, e o uso de máscaras, com exceção das refeições e do repouso.
A aferição da temperatura e a proibição de aglomeração de alunos e de funcionários também fazem parte das medidas adotadas neste retorno.
Sobre a possibilidade de casos, a secretaria de Educação afirmou que “realiza a testagem periódica de Covid-19 de todos os docentes e funcionários, e, também, de estudantes do Ensino Fundamental”.