Com mais de 500 casos confirmados em apenas três meses, Araraquara enfrenta uma nova pandemia de dengue. Isso é o que afirma a secretária de Saúde, Eliana Honain, em entrevista concedida à rádio CBN Araraquara.
“Pelos números acreditamos que realmente é uma epidemia de dengue. Não será do porte que enfrentamos em 2019 [quando a cidade registrou 23.134 casos da doença], pois realizamos diversas ações desde aquele ano e estamos trabalhando intensamente em relação a isso. Mas esse número crescente de pessoas e grande a procura de pessoas com os sintomas da doença”.
A secretária ressalta que há um grande número de pessoas buscando atendimento com os sintomas da doença – Febre, dor no corpo e principalmente dor de cabeça e lembra que o principal tratamento da doença é a hidratação.
“Temos um grande número de pessoas com os sintomas de dengue e temos em torno de 500 casos confirmados. Trabalhamos intensamente e em nenhum momento paramos de fazer o combate a dengue, mas tivemos grandes dificuldades em adentrar as casas, até por conta da pandemia da covid-19 e a recusa das pessoas. A gente vem realizando bloqueios e casa a casa. Mas identificamos que um grande número de criadouros ainda está dentro das residências. É preciso trabalhar a consciência da população, para que nos auxiliem e não deixem acumular água. Evitando mosquitos e dengue”, ressalta.
Além disso, a partir desta semana, o Centro de testagem da covid-19 volta para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier e o Hospital de Campanha passa a atender casos suspeitos de dengue.