Araraquara registrou quase dois mil casos de dengue nos primeiros três meses de 2022. Os números da doença foram atualizados, nesta quinta-feira (31), pela Prefeitura, e os dados mostram que 60% dos registros aconteceram no mês de março.
Segundo a Vigilância em Saúde, foram 1.971 casos confirmados, sendo 140 em janeiro, 647 em fevereiro e 1.184 em março. Com os registros, Araraquara tem mais de três vezes o número de casos que em 2020 e 2021 somados – foram 627, sendo 231 em 2020 e 396 em 2021.
Devido ao aumento no número de casos e mortes em decorrência da doença – foram seis mortes em 2022 -, a Prefeitura busca intensificar as ações nos bairros. Nesta sexta-feira (01), os bairros Jardim Brasil, São Geraldo, Jardim das Flores, Jardim dos Manacás e Centro receberão vistoria casa a casa.
Já no período da manhã, a Prefeitura passa com o fumacê na Vila Xavier, entre as Avenidas Antônio Lourenço Correa e cientista Frederico de Marco e Ruas Marechal Deodoro da Fonseca e maestro José Tescari. Já o fumacê noturno ocorre no Altos de Pinheiros, que acabou atrasado devido às chuvas.
ARRASTÃO NO SÁBADO
Neste sábado (02), os agentes de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica e os agentes comunitários de saúde realizarão um arrastão contra a dengue nos bairros do Jardim Adalberto Roxo e do Jardim Veneza.
Os trabalhos serão das 7h às 13h e contarão com a participação das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, Administração e também do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE).
O Tiro de Guerra de Araraquara também confirmou a participação na ação, que consiste em uma varredura por possíveis criadouros nas residências, com vistoria e retirada de materiais que possibilitem acúmulo de água. Participarão do arrastão aproximadamente 100 servidores envolvidos entre fiscais municipais, supervisores, agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde.
Os próximos bairros a receberem o arrastão serão o Jardim Indaiá e o São Rafael, em ação marcada para o sábado seguinte, dia 9 de abril.
ATENDIMENTO
O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas.
Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de covid-19 atendia exclusivamente casos da síndrome gripal, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.