Em 48 horas, cinco presos voltaram para a cadeia após descumprirem medidas impostas pela Justiça durante benefício da “saidinha temporária” em Araraquara, Matão e Nova Europa.
O caso mais recente ocorreu na noite da última sexta-feira (20), no Jardim Pinheiros II, em Araraquara. Segundo a Polícia Militar, o preso de 29 anos não estava em casa no período determinado das 19h às 6h.
O mesmo ocorreu no Parque Imperador, em Matão. O preso, 31, também perdeu o benefício por não estar em casa no período estabelecido pela Justiça.
Ainda na sexta, no Jardim Dantas, em Nova Europa, um preso, 44, também voltou para a cadeia por não estar em casa no horário noturno. Segundo a PM, a mãe do homem disse sequer saber que o filho havia recebido o benefício.
Outros dois casos também foram registrados na quinta-feira (19) no Jardim Paraíso, em Matão, e no Jardim Victório de Santi, em Araraquara. Dois presos, 36 e 30, também voltaram para a cadeia por descumprirem as medidas cautelares.
SAIDINHA TEMPORÁRIA
O benefício, previsto na Lei de Execução Penal com datas reguladas, começou na última terça-feira (17) e se estende até segunda-feira (23). Ao todo, o Poder Judiciário autorizou a saída de 250 detentos que cumprem pena no regime semiaberto em unidades prisionais de Araraquara.
O detento que recebe o benefício da saidinha temporária precisa comprovar o endereço onde permanecerá durante o período da saída, além de dispor de meios para se locomover do presídio até o local de permanência e retornar ao sistema prisional.
Essa é a terceira saidinha temporária do ano. Em 2024, o Poder Judiciário ainda deve conceder o benefício para detentos nos feriados de Natal e Ano Novo, com saída prevista para 23 de dezembro e retorno em 3 de janeiro de 2025.