A Defesa Civil do Estado de São Paulo colocou todo o estado em alerta para o risco de incêndio em decorrência das altas temperaturas. A região de Araraquara, por exemplo, aparece em vermelho no mapa com risco elevado para os próximos cinco dias – nesta quarta-feira (23), a temperatura máxima pode alcançar os 36°C na cidade.
O Mapa de Risco aponta as áreas mais propícias a incêndios, com base em um monitoramento feito por quatro satélites em tempo real. Este controle é feito pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).
Para mapear as áreas o sistema utiliza diversas variáveis, como a umidade do ar, temperatura, acumulado de chuvas e previsão para os próximos dias, vento e radiação solar.
VEJA TAMBÉM
Sem trégua: quarta-feira promete ser ainda mais quente em Araraquara
Araraquarenses driblam o calor e aproveitam tarde de feriado no CEAR; veja fotos
Segundo a Defesa Civil, com esse cálculo é possível estimar o risco de incêndios, permitindo a adoção de medidas para a prevenção às queimadas.
A previsão para esta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), é de que algumas regiões, principalmente, oeste e noroeste, atinja nível máximo, considerado de emergência. Já a região de Araraquara aparece em um nível abaixo, de alerta.
No mapa aparecem as cores roxa, que significa emergência; vermelha, que significa situação de alerta; laranja, alto e amarelo, baixo.
CUIDADOS
Segundo o órgão, é importante redobrar alguns cuidados neste período, inclusive com incêndios florestais. “Portanto, não coloque fogo em áreas de vegetação seca e não jogue bitucas de cigarro em beiras de rodovias”, alertou.
A Defesa Civil alertou ainda que causar incêndios de grande proporção também é considerado crime ambiental. Outra orientação diz respeito a cuidados com hidratação, exercícios físicos ao ar livre que devem ser evitados nos horários mais críticos e o uso de soro nos olhos e nariz.
LEIA MAIS