Araraquara recebe, neste fim de semana, atletas de diversos estados para a 19ª edição do Encontro Nacional de Capoeira. A abertura oficial acontece, nesta sexta-feira (22), a partir das 19h30, na sede da Associação de Capoeira Sol da Liberdade (Acasol), no Jardim Itália.
O evento atrai profissionais da Capital Paulista e de várias cidades do interior, além do Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
Neste sábado (23), a programação inicia com roda de capoeira com apresentações de jogos de capoeira angola, regional, contemporânea, intervenções de maculelê e coco de roda, a partir das 9h, na Praça Santa Cruz, no Centro.
Na Acasol, serão realizadas oficinas de capoeira e suas vertentes, ministradas por mestres e direcionadas ao público capoeirista, que também poderá acompanhar palestras e debates. O evento acontece na Rua Manoel Oliveira e Silva, 253, no Jardim Itália, a partir das 13h30.
No auditório da Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA), acontece o tradicional cerimonial de formatura, onde os capoeiristas recebem a graduação de acordo com o nível de aprendizado.
A partir das 18h30, serão graduados monitor, instrutor, professor e contramestre. O EEBA fica na Rua Padre Duarte, 2821.
Já no domingo (24), acontece a Copinha Regional, para o público de 12 a 17 anos, e do Torneio Regional para adultos, com competições nas categorias em ambos os sexos, divididas por idade e peso.
O primeiro, segundo e terceiro colocados receberão medalhas.
As atividades se estenderão durante a semana com apresentações em algumas escolas municipais e estaduais, de acordo com a agenda da unidade.
As inscrições para a competição serão feitas no local a partir das 9h.
FORMATURA ESPECIAL
Também no auditório do EEBA acontece uma formatura especial, reconhecendo o título a Fábio Soares Nascimento, que atingiu o 1° grau de mestre na arte da capoeira, representado pela cor vermelha.
Fábio iniciou a prática da capoeira no ano de 1996 no bairro das Hortências, na Associação de Capoeira Sol da Liberdade, e desde então, após cumprir as fases de aprendizado, vem desenvolvendo um trabalho sólido na arte como profissional, quesito indispensável para o reconhecimento do título. As programações da formatura contam ainda com os jogos dos mestres e apresentações artísticas como maculelê e coco de roda.