Com as marcas das agressões pelo corpo e com lágrimas nos olhos, mãe e filho, de 47 e 17 anos, passaram esta noite dentro de um carro, com medo da violência, sem abrigo e tão pouco comida para se alimentar. A família foi expulsa de uma casa abandonada e teve seus pertences queimados, na última quinta-feira (10), na Vila Xavier, em Araraquara.
Nesta manhã (11), após uma noite de angústia, equipes da secretaria de Desenvolvimento Social estiveram na construção em que a família estava e deram início ao trabalho de acolhimento. Os nomes e os rostos das vítimas foram preservados pela reportagem.
“Eu não estou conseguindo pensar”, desabafa a mulher, com o olhar perdido, buscando no horizonte uma resposta para suas necessidades. “Era um teto, a gente só ocupou como um escape da vida”, conta.
A mulher está em Araraquara há 15 anos. Formada em pedagogia, saiu de Anápolis, Goiás, em busca de uma vida melhor, que não encontrou por aqui. “A vida foi muito dura para mim, sozinha”, lembra.
Antes de ocupar a propriedade, ela e o filho moravam em uma casa na antiga Estação do Ouro, mas precisaram se mudar e, há dois meses, viviam nestas condições.
O filho faz questão de dizer que a mãe sempre foi uma guerreira. “Eu me sinto preocupado com ela que está a vida inteira batalhando”, diz. “Sempre me colocando acima de tudo, mas não era todo dia que a minha mãe conseguia um bico para fazer dinheiro, ai só tinha água e bolacha para comer”, lembra.
Mesmo sem água encanada e energia elétrica, mãe e filho tentavam levar uma vida digna. Quando chegaram, limparam a sujeira e cuidaram de todo o espaço. Mas o pouco que tinham ali foi consumido pelo fogo.
“Guarda-roupa, sofá, cobertas, as roupas, tudo, tudo, tudo”, chora. “A bolacha, as frutas que ele comia, perdi tudo”, descreve emocionada sobre o filho.
Diante das necessidades, desistir do ensino nunca foi cogitado. O garoto é regularmente matriculado e frequenta escola em tempo integral. Por isso está é a sua maior preocupação.
“Ele não tem mais uniforme, material escolar, como que ele vai para a escola?”, pergunta desesperada e com lágrima nos olhos.
O pouco que a família tinha se perdeu após uma discussão. Mãe e filho foram surpreendidos por um casal que dizia ser dono de uma imobiliária e exigindo que deixassem o local.
Os dois foram agredidos, ameaçados e, na sequência, os seus pertences apareceram em chamas. “Eu estava no vizinho pedindo água para me acalmar após a discussão e, quando voltei, todas as minhas coisas estavam pegando fogo”, lembra.
Perguntada sobre o futuro, a mulher chora e quebra o silêncio: “eu não sei”, finaliza.
Nesta manhã, mãe e filho foram levados para serviços sociais do município. O caso foi registrado no Plantão Policial para ser investigado pela Polícia Civil.
ENTENDA O CASO
Família é expulsa de casa abandonada e pertences são queimados