Pais de alunos realizaram, na manhã deste sábado (16), uma carreata a favor do retorno das atividades escolares, em Araraquara. O movimento defende uma retomada segura e facultativa.
Ao todo, 20 veículos participaram do manifesto, entre pais e representantes de escolas. Eles se concentraram na praça Pedro de Toledo e percorreram as ruas da região central da cidade.
Segundo a diretora de escola e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Ana Paula Freitas Ribeiro Alves, o movimento apoia a decisão de reabertura em Araraquara e faz um apelo para as cidades que ainda não tiveram esse posicionamento.
“Um dia vai ter que acontecer [o retorno]. Então, a gente tem que brigar para que isto aconteça de forma segura, que os protocolos sejam seguidos”, afirma.
Com bexigas e utilizando a hashtag “volta às aulas”, os pais defendem que a educação é essencial e que o fechamento das escolas provou nos alunos problemas psicológicos, automutilação e depressão.
“Com o decreto do governador, no final de dezembro, a necessidade de retorno às aulas precisa ocorrer, para que não haja mais danos às crianças”, afirma Ana Paula, que também destaca problemas de aprendizagem e crianças em situação de vulnerabilidade.
Em Araraquara, um decreto autorizou a retomada das aulas na rede estadual e privada para o dia primeiro de fevereiro. Na rede municipal, o retorno está previsto para o dia 8 do mesmo mês, seguindo um guia de protocolos, que foi produzido pela Comissão que desde agosto discute a retomada das aulas.