O inverno é a época do ano na qual as pessoas mais buscam repor vitaminas, a fim de repor a perda dessas substâncias em razão do menor consumo durante as baixas temperaturas. No caso da vitamina C, essa reposição deve ser feita com cuidado, pois segundo o nefrologista Henrique Carrascossi, uma restituição em excesso pode levar ao desenvolvimento de cálculos renais.
“A vitamina C é muito importante para o nosso corpo, pois ela possui um efeito antioxidante, atuando na melhoria do sistema imunológico, além de evitar o envelhecimento da pele e a perda da função celular. Ela também aumenta a biodisponibilidade de ferro não heme, ou seja, de origem vegetal, prevenindo a anemia”, explica.
Segundo o especialista, a vitamina C também é muito procurada no inverno por ser relacionada à prevenção e cura de gripes comuns. “Mas quando ingerida em excesso, seu processo natural de metabolização pode converter a substância em oxalato e aumentar sua excreção renal. Logo, a eliminação na urina pode provocar cálculos de oxalato de cálcio, que correspondem a mais de 50% dos casos de pedra no rim”.
A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas como laranja, goiaba e acerola, além de legumes como brócolis e pimentão. Outra dica é ingerir de sua fonte natural ao invés de alimentos industrializados, como sucos de caixinha. “Lembrando que o cozimento dos vegetais deve ser a vapor para manter uma maior concentração da vitamina”, indica Carrascossi.
A suplementação de vitamina D também é comum durante o inverno, já que o organismo pode apresentar uma carência do nutriente devido à falta de exposição solar causada pela estação. Embora a absorção da vitamina traga inúmeros benefícios como melhora da saúde cardiovascular e fortalecimento do sistema imunológico, seu excesso também pode acarretar cálculos renais.
Dessa forma, o nefrologista reforça que a quantidade diária de qualquer vitamina depende, principalmente, do gênero e idade de cada pessoa, porém fatores como gravidez também podem interferir na necessidade de consumo. “A ingestão de vitaminas é importante em todas as épocas do ano, mas suas suplementações devem sempre ser realizadas com equilíbrio e orientação médica”.