Há quatro anos, uma família do Jardim Cambuy decidiu cuidar de um terreno que sempre ficava com mato alto, e o transformou em um parquinho para as crianças do bairro.
Localizado na Rua João Evangelista Rodrigues Primiano, o local tem escorregador, tanque de areia, balanço, árvores frutíferas, galinhas e dois cavalos que ficam em um estábulo.
As galinhas ajudam a manter o local sem caramujos ou bichos peçonhentos, já os cavalinhos são cuidados pelo casal e são os xodós da criançada.
Segundo a autônoma Ana Cláudia Liberi Loyola, 38 anos, a ideia surgiu quando os gêmeos Arthur e Davi, de 4 anos, nasceram.
Como o espaço verde estava ocioso e descuidado, ela decidiu com o marido em deixar o local mais agradável para todos.
“Tinha essa reserva ambiental na frente de casa e o mato ficava muito alto, e a prefeitura não dá conta de fazer tudo. Começamos a carpir e a limpar o lugar. Depois que as crianças nasceram tivemos a ideia de colocar areia, fazer uma casinha, colocar escorregador para eles brincarem e agora a molecada toda vem brincar”, comentou.
Moradores do bairro há 18 anos, o casal contou que o lugar atrai famílias e crianças de outros bairros de Araraquara.
PEQUENO POMAR
Manga, abacate, limão, laranja e acerola. Um pequeno pomar atrai também pássaros ao parquinho. Em uma das árvores há um espaço para alimentá-los.
Ana comentou que os animais atraem muito as crianças, e que inclusive um pequeno morador de oito anos limpa constantemente o ambiente.
“Todo mundo cuida e é consciente aqui com a pracinha. Tem um menino de 8 anos que vem todo dia dar uma “rasteladinha”. Ele diz que gosta de cuidar e de limpar aqui”, apontou.
Segundo a moradora, existe um projeto de praça sustentável para o Cambuy, mas a ideia ainda está no papel.
“Existe um projeto de praça sustentável aqui perto, espero que saia do papel. Por enquanto a gente vai cuidando e deixando o bairro mais bonito para as futuras gerações”, apontou.