Famílias de menor renda da região de Araraquara ainda podem fazer o agendamento para receber o kit gratuito com a nova parabólica digital. O serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).
Em Araraquara, foram 37 instalações e há 69 agendamentos. Mas todas as pessoas inscritas em algum cadastro do Governo Federal e que assistem TV por meio de uma antena parabólica tradicional, têm direito a essa troca gratuita.
A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV.
VEJA TAMBÉM
Economíadas deve atrair mais de 25 mil pessoas neste fim de semana em São Carlos
Nestlé anuncia compra da chocolates Kopenhagen
Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.
Como saber se tem direito à parabólica
Para saber se tem direito à nova parabólica digital, é preciso ter uma parabólica convencional funcionando. Depois, basta entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF ou do NIS em mãos.
Na região, além de São Carlos e Araraquara, continuam com o agendamento aberto para instalação do kit gratuito as seguintes cidades: Américo Brasiliense, Analândia, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Dobrada, Dourado, Gavião Peixoto, Ibaté, Motuca, Nova Europa, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Lúcia, São Carlos e Trabiju.