Um cenário de destruição foi deixado pelo incêndio de grandes proporções que atingiu uma área de vegetação na última sexta-feira (23), em Boa Esperança do Sul, cidade a 35 quilômetros de Araraquara, no interior de São Paulo. Famílias do assentamento Cachoeirinha perderam casas, animais e plantações.
Cerca de 30 famílias moram no local atingido pelas chamas, incluindo a do agricultor Luís Fernando Barbosa. Casado e pai de três filhos, ele relatou que ainda não sabe como recomeçar, já que o fogo consumiu toda a casa e os pertences, sem chance de salvar nada.
“É muita tristeza, não tenho condições de recomeçar. Vamos ver se alguém nos ajuda. Posso fazer bicos e vamos nos levantar de novo”, disse Barbosa em entrevista à EPTV Central.
Segundo o chefe da Defesa Civil, Cristiano Silva, algumas famílias foram alojadas, mas não houve desabrigados. No sábado (24), ainda havia focos de queimadas nas proximidades das casas, mas foram contidos pelo Corpo de Bombeiros, que continua atuando no assentamento.
Moradores relataram à reportagem que tentaram salvar as criações de porcos e galinhas, mas muitos animais acabaram carbonizados. A casa do agricultor Ismael Gomes desmoronou, restando apenas telhas queimadas e uma estrutura de ferro na entrada da garagem.
“Estava em perfeito estado. Dói bastante, é difícil acreditar que destruiu tudo”, comentou Gomes.
Algumas famílias trabalhavam no campo há mais de 20 anos, e o prejuízo ainda está sendo calculado. Nas lavouras, plantações de banana, abacate, coqueiro e limão foram completamente destruídas.
A agricultora Pâmela Cristina Ferreira de Castro foi uma das afetadas e perdeu todas as suas plantações, que eram sua principal fonte de renda. “Eu sobrevivia dessas plantações e perdi tudo. É muito triste”, lamentou.
PARA RELEMBRAR
Grandes focos de incêndio causaram transtornos em diversas cidades da região na sexta-feira (23). Pelo menos 12 municípios registraram problemas causados pelas chamas, principalmente interrupções de energia elétrica devido a danos nas redes de distribuição. Além disso, várias cidades ficaram com o céu encoberto pela fumaça e fuligem (Com informações da EPTV Central).