A proximidade do Dia de Finados movimenta alguns setores da economia, como o serviço de limpeza dos túmulos.
Aliás, isso pode ser uma fonte de renda vantajosa para quem já está no ramo.
É o caso da Sirlene Beraldo, que há a mais de 34 anos trabalha com a manutenção de jazigos em um dos cemitérios municipais de Araraquara.
A profissão veio da família do marido, que atualmente, aproveita os dias de folga do trabalho para ajudar Sirlene.
“Era a minha sogra que fazia, aí ela ficou doente e nós continuamos, a família toda até hoje . Meu marido dá aulas e quando não está dando aula me ajuda. Na época de finados é mais pesado, muita gente pede para gente enfeitar, compramos flores artificiais, fazemos tudo oque eles pedem”, contou.
Os valores para a manutenção das lápides e do arredor, ficam entre R$ 30 e R$ 50 mensais. Segundo Sirlene, muitas famílias contratam pacotes de seis meses, mas alguns deixam para contratar o serviço já próximo do dia 02 de novembro.
Há ainda aqueles que preferem fazer a limpeza por conta própria, como a Léia Franco, que relata ter deixado o serviço mensal de limpeza, devido às dificuldades financeiras causadas pela pandemia.
“É o túmulo da minha mãe e da família dela, venho com frequência no túmulo para limpar mas é difícil, venho mais para visitar mesmo e a limpeza decidi fazer. Finados é um dia especial que venho rezar e relembrar os bons momentos”
Quem ainda não garantiu a limpeza dos túmulos dos entes e familiares queridos, terá até segunda-feira, véspera do feriado de finados das 7 às 17h.
VISITAÇÃO
A prefeitura de Araraquara informou que cerca de 20 mil pessoas devem visitar os dois cemitérios municipais no Dia de Finados.
A visitação vai estar disponível das 6h30 às 18h, com seis portões à disposição dos visitantes: nas Ruas Humaitá (2) e Imaculada Conceição (1) e nas Avenidas Espanha (2) e Portugal (1).
MISSAS
Quem quiser, poderá participar das missas que estão programadas cinco missas. Sendo três de manhã 7h, 9h e 11h e mais duas no período da tarde 15h e 17h.
A programação religiosa terá mais três missas no cemitério municipal dos Britos, na região do Vale do Sol, sendo duas na parte da manhã, às 7h e 9h e uma às 15h.