- Publicidade -
CotidianoFinal de semana soma 2,5 mil ações contra covid-19 em Araraquara

Final de semana soma 2,5 mil ações contra covid-19 em Araraquara

Força-tarefa esteve em barreiras sanitárias e também fiscalizou igrejas, repúblicas e comércio

- Publicidade -

GCM faz parte da força-tarefa de fiscalização (Foto: Amanda Rocha)

A força-tarefa de fiscalização das regras sanitárias e de distanciamento em meio à pandemia da covid-19 realizou 2.592 ações de fiscalização na última semana em Araraquara. 

As informações foram apresentadas nesta segunda-feira (14), pelo Boletim de Contingência do Coronavírus, com os números de toda a semana de fiscalização. 

- Publicidade -

Destas ações, foram 1.264 registradas somente durante o último fim de semana, de 11 a 13 de junho. De 7 a 13 de junho, foram 2.108 abordagens de pessoas físicas em barreiras sanitárias realizadas pela força-tarefa em acessos da cidade, além de 98 pessoas abordadas no Terminal Rodoviário, conforme previsto em decreto municipal. 

Deste total de abordagens, foram aplicados 934 testes rápidos e 11 foram positivados. E um veículo que não justificou a circulação na cidade retornou a seu destino de origem.

Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos : 91 bares, restaurantes, lanchonetes e similares, um Pesque-pague, 38 supermercados, atacadistas, shoppings, lojas e mercado municipal, 23 academias. 

Foram também fiscalizados, 13 clubes e salão de festas ou eventos, 10
construção civil e loja de material de construção, sete escolas, dois bancos três
lotéricas/órgãos público e 125 estabelecimentos comerciais. 

Já áreas de lazer, chácaras e campo de futebol foram 25, e 24 residências, condomínios e repúblicas, 30 praças e áreas públicas e quatro igrejas da cidade.

- Publicidade -

Destas ações, foram adotados os seguintes procedimento, sendo 2.462 orientações verbais e averiguação, uma notificação de pessoa física, e sete notificações de orientação para pessoa jurídica.  

Um auto de infração e uma multa foi aplicada totalizando 2.535 procedimentos. 

FESTAS CLANDESTINAS
O fim de semana exigiu muito esforço das equipes de fiscalização que intensificaram as ações em festas e reuniões clandestinas, espaços públicos com aglomerações e desrespeito às medidas sanitárias.

Foram muitas ocorrências com registro de autos de infração que têm consequências criminais, porque são encaminhados à Delegacia de Polícia para apuração de crime contra a saúde pública.

COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO
É fundamental que a população colabore, evitando qualquer tipo de aglomeração, usando máscara corretamente em locais públicos e respeitando a restrição noturna de circulação.

A força-tarefa da Prefeitura continua circulando pelas ruas e cobrando o cumprimento do decreto municipal, mas, somente com a participação de todos, será possível evitar que o município tenha que retroceder nas medidas restritivas.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -