A Operação Ferro-Velho realizada na zona norte de Araraquara resultou na apreensão de 30 quilos de fios de cobre descascados e sem origem comprovada, na última quinta-feira (7). O material foi encaminhado à Polícia Civil.
Ao todo, cinco estabelecimentos foram fiscalizados, sendo dois depósitos de materiais de construção, dois ferros-velhos e uma empresa de recicláveis.
Um dos locais foi autuado e intimado pela secretaria municipal de Meio Ambiente porque estava sem licença ambiental. Os alvarás também foram fiscalizados pela sala do Empreendedor.
Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, o objetivo da ação foi detectar a possível receptação de objetos furtados, principalmente fios de cobre.
“Fiscalizar e cobrar a documentação exigida para o funcionamento deste tipo de estabelecimento e também eliminar entulhos ou qualquer tipo de material que possa estar depositado de forma incorreta, servindo de criadouro para o mosquito transmissor da dengue”, esclareceu.
A ação envolveu a Prefeitura de Araraquara em conjunto com a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Vigilância Epidemiológica e Gerência de Controle de Vetores, fiscais da Sala do Empreendedor da secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.