A Prefeitura de Araraquara realizou nesta terça-feira (16) mais uma operação de fiscalização de ferros velhos e depósitos de recicláveis da cidade, reunindo equipes da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Vigilância Epidemiológica, Gerência de Controle de Vetores e fiscais da Sala do Empreendedor, além do apoio da Polícia Militar. As equipes desta 5ª operação de fiscalização de 2021 se concentraram na região do Selmi Dei.
O objetivo da ação, segundo o coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, foi detectar possível receptação de objetos furtados, principalmente fios de cobre, além de fiscalizar e cobrar a documentação exigida para o funcionamento deste tipo de estabelecimento. A ação também teve como objetivo eliminar entulhos ou qualquer tipo de material que possa estar depositado de forma incorreta, servindo de criadouro para o mosquito transmissor da dengue.
A operação desta terça fiscalizou quatro estabelecimentos, resultando na elaboração de cinco Boletins de Ocorrência (BO).
Em um dos pontos fiscalizados foram encontrados e apreendidos cerca de 23 quilos de cobre, oriundos de fios descascados e de fios queimados, sem especificação da origem do material. Também foram motivos de BO para averiguações a falta de alvará e de licença ambiental, além de um auto de infração por risco à saúde pública provocado por criadouro do mosquito Aedes.
“Vamos continuar com esse trabalho, passando por diferentes bairros da cidade”, disse o Coronel João Alberto.