Cerca de 300 crianças, de até 6 anos, ficaram sem aula, nesta segunda-feira (12), no Centro de Educação e Recreação (CER) do Jardim Iedda, em Araraquara, após o furto de fios de energia.
O crime teria acontecido no fim de semana, mas só foi descoberto quando os funcionários chegaram para trabalhar. Os pais só receberam a notícia da suspensão das atividades pela manhã.
A auxiliar de serviço gerais, Mauricéria Ferreira dos Santos Silva, de 36 anos, contou que soube por uma vizinha que a creche não iria funcionar.
VEJA TAMBÉM
Será que vem frio? Confira a previsão do tempo em Araraquara
Avenida Brasil: a via literária no centro de Araraquara
“Estava saindo, abrindo portão, e a moça que já tinha vindo [ao CER] me disse que a creche não iria funcionar hoje porque tinham levado os fios e estava sem água e sem energia”, contou a mãe do Luiz, de 6 anos.
Por conta da falta de energia, apenas os filhos dos funcionários permaneceram no CER.
A aposentada Eliane Luiz Rodrigues é avó da Lohany, 3. Ela precisou cuidar da neta para que a filha pudesse trabalhar.
“Eu tenho problema de saúde e não tenho como ficar com ela. Aí eu vim hoje, mas, a partir de amanhã eu não sei como vai ser”, falou a idosa.
“É muito difícil porque não tem que fique com ela, eu não tenho condição”, completou a idosa que tem problemas respiratórios.
A Edna Alves de Souza, 51, cuida de oito crianças em contraturno escolar. Hoje, ao levar três delas ao CER soube que não haveria atividades.
“Falaram que tinham roubado a fiação e que não teria creche hoje, que não ia ter aula. Então, que voltasse todo mundo. Agora, eu estou com um monte de criança aqui em casa”, contou.
Segundo ela, em um dia normal, deixaria as crianças na unidade e voltaria para os afazeres domésticos. “Agora não tem como, com criança pequena em casa, atrapalha bastante. Elas vão passar o dia todo comigo, eu tinha que ir no Centro pagar conta de água, luz e já não fui”, completou.
Está não foi a primeira vez que moradores do bairro ficaram sem serviços públicos após o furto de fios de energia.
A Mauricéia lembrou ainda que o mesmo ocorreu na semana passada na unidade de saúde do bairro. “Eu fui levar ela [a filha recém-nascida] para consultar lá e estava tudo escuro”, contou.
PREFEITURA
A secretaria municipal de Educação informou que, não houve invasão do imóvel, mas que, em decorrência do furto de fiação elétrica no CER Rosa Bróglio Zanin, foram prejudicados o fornecimento de energia elétrica e o abastecimento de água na unidade.
“Foi uma ação externa, com danos na caixa de energia elétrica, após arrombamento do alambrado”, explicou. “A equipe de manutenção da Prefeitura está no local, avaliando todos os danos para providenciar os reparos o mais rápido possível. Assim que a energia elétrica e o abastecimento de água for retomado, a comunidade escolar será comunicada e o atendimento será retomado normalmente”, completou a nota da prefeitura.
Já a secretaria municipal de Cooperação de Assuntos de Segurança Pública disse que vai analisar as imagens das câmeras de segurança para colaborar com as investigações.