O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) detonou a granada encontrada nesta manhã quarta-feira (11) no bairro Santa Júlia, zona leste de Araraquara.
Paramentado com uma roupa especial de 40 quilos e munido de um braço mecânico, o Sargento Bispo, do Gate, realizou o trabalho junto à equipe para detonar o artefato explosivo
Para a segurança, um buraco fundo foi aberto no local para que a granada fosse detonada. O Corpo de Bombeiros foi acionado para um eventual resgate e salvamento, visto o perigo da operação.
O tenente Mantovane da polícia militar comentou sobre a ação, e informou que o artefato estava sem carga explosiva.
“Os integrantes vieram de São Paulo e verificaram o artefato explosivo e conseguiram fazer a detonação. Porém, não havia a carga explosiva no artefato, já estava desmilitarizada. E agora recolheram até a base para fazer estudo etc”, apontou.
ENTENDA O CASO
Na manhã desta quarta-feira, trabalhares do programa “Prefeitura nos Bairros” encontraram a granada no bairro Santa Júlia durante o trabalho de limpeza da vegetação.
Com o auxílio de uma pá, um trabalhador teria retirado o explosivo e o colocado no gramado de uma praça que fica em frente – Área de lazer Carlos Benedito fuzari. O que não é recomendado de se fazer.
A Polícia Militar foi chamada e isolou a área até a chegada Gate.