Os golpe do falso leilão têm feito mais vítimas em Araraquara. As quadrilhas usam detalhes minuciosos para não levantar a desconfiança.
“Eu verifiquei no Detran se o carro existia, eu tinha a placa do carro, eu tinha o Renavam do carro, informações do leiloeiro”, disse um homem que não quis ser identificado em entrevista à EPTV.
A vítima percebeu que havia caído em um golpe quando foi à empresa para retirar o veículo. O prejuízo foi de quase R$ 50 mil.
“Fiz o pagamento e quando fui retirar o bem, ele disse que não existia. Aí você descobre que nesse estágio, é golpe.”
O advogado João Paulo Elias de Pádua explicou que o golpe tem ficado cada vez mais comum. ” Em momento que findou a pandemia e as coisas se tornaram mais tecnológicas, a rede mundial de computadores, esse tipo de fraude vem sendo mais frequente.”
Os dados que os golpistas utilizam são muito parecidos com os das empresas de leilões.
“Orientamos que a vítima realize um boletim de ocorrência e procurar de forma rápida a instituição financeira pelo qual realizou o pagamento para ver se ainda consegue bloquear os valores”, disse o advogado à EPTV.
Um levantamento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) demonstrou que além dos golpes dos leilões, as fraudes mais utilizadas pelos golpistas em 2024 têm sido:
- Falsa central de atendimento
- Falso motoboy
- Golpe no WhatsApp
As vítimas devem procurar o Plantão Policial para o registro da ocorrência, ou pela Delegacia Eletrônica.
Com informações da EPTV Central