Com apenas 20% do estoque considerado ideal, o Hemonúcleo Regional de Araraquara faz apelo para que as pessoas doem sangue e contribua para salvar vidas. Os atendimentos são feitos por agendamento, de segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.
Na avaliação do diretor do Hemonúcleo Reinaldo Bonfá, um dos fatores que pode ter afastado os doadores é a epidemia de dengue, bem como a retomada da atividade econômica e trabalho presencial, após o pico da pandemia da covid-19.
Aliás, quem teve dengue recentemente precisa ficar atento aos prazos para poder realizar a doação de sangue. “Se teve dengue praticamente assintomática são 14 dias, alteração do hemograma um mês e hemorrágica são seis meses”, explicou o diretor.
O responsável pelo Hemonúcleo alertou que a demanda vem crescendo, em especial devido aos casos mais graves de dengue, bem como a retomada das cirurgias eletivas que deixaram de ser realizadas nos hospitais durante o período de pandemia da covid-19.
“As vezes a pessoa tem um fenômeno hemorrágico, anemia, intercorrências e devemos registrar também que as cirurgias voltaram, as eletivas que diminuíram devido à pandemia estão de volta, colaborando para o estoque bem baixo”, considerou.
Segundo o representante do Hemonúcleo todo tipo de sangue é bem-vindo e o local funciona com agendamento, visando organizar e humanizar o atendimento. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (16) 3301-6102 (Fixo e WhatsApp).