Com baixo estoque de sangue, o Hemonúcleo de Araraquara permanece aberto até às 12h desta segunda-feira (28) e volta a funcionar normalmente na quarta-feira de Cinzas, às 7h.
Em função da variante Ômicron, muita gente que se contaminou ou que tinha algum familiar infectado, não pôde doar. Isso fez com que os estoques de sangue caíssem, em especial dos tipos A e O negativos.
Em entrevista à EPTV, o diretor do Hemonúcleo, Reinaldo Bonfá, afirmou que é importante que os doadores compareçam e ajudem a manter os estoques abastecidos. “Estamos com muita falta de sangue, em especial dos tipos A e O negativos. É importante que todos nos ajudem a enfrentar essa dificuldade, mantendo toda a região abastecida. Para aqueles que beberam um pouquinho mais nesse carnaval, é recomendado esperar 24 horas”, afirmou.
O agendamento para doar sangue no hemonúcleo de Araraquara pode ser feito pelo telefone (16) 3301-6102, que também funciona como whatsapp. O Hemonúcleo Regional de Araraquara fica na avenida da Saudade, 58, no Centro.
QUEM PODE DOAR
Pessoas de 18 a 60 anos podem doar sangue. Se já tiver feito doação de sangue antes dos 60 anos, é possível ser um doador até os 69 anos. É preciso pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Homens podem doar sangue no máximo quatro vezes por ano, enquanto mulheres podem doar três vezes.
Orientações para doadores de sangue
– Dormir pelo menos 6 horas na noite que antecede a doação
– Realizar uma refeição completa na noite que antecede a doação (jantar)
– Não fazer jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas
– Não ingerir bebida alcoólica de 12 a 24 horas antes da doação
– Não fumar 1 hora antes e 1 hora depois da doação
– Se a doação for realizada após o almoço, esperar o intervalo de 3 horas para realizar a doação
– Em caso de 1° doação, não conduzir moto e não ser conduzido na garupa
– Não praticar exercícios físicos exagerados antes e após a doação