O Hemonúcleo Regional de Araraquara está realizando agendamentos para doação de sangue durante o período de lockdown.
De acordo com o responsável técnico do hemonúcleo, Reinaldo Bonfá, o estoque está em torno de 40% do que seria o ideal, sendo que os tipos sanguíneos A- e O- estão com estoque mais baixo. “É importante que a população colabore, temos pacientes que fazem tratamento oncológico e pacientes de covid-19 que precisam”, afirmou em entrevista à EPTV.
Quem já teve covid-19 também pode doar. “O plasma tem anticorpos, que quando são injetados em uma pessoa que acabou de pegar covid-19, vão diminuir a carga de vírus, diminuindo a carga inflamatória posterior e, consequentemente diminuindo internação e intubação. Diminui a agressividade da doença e os casos graves”, explica. A única exceção é para as gestantes que tiveram covid-19, que não podem doar o plasma.
O agendamento para doar sangue no hemonúcleo de Araraquara pode ser feito pelo telefone (16) 3301-6102, que também funciona como whatsapp. O Hemonúcleo Regional de Araraquara fica na avenida da Saudade, 58, no Centro.
QUEM PODE DOAR
Pessoas de 18 a 60 anos podem doar sangue. Se já tiver feito doação de sangue antes dos 60 anos, é possível ser um doador até os 69 anos. É preciso pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Homens podem doar sangue no máximo quatro vezes por ano, enquanto mulheres podem doar três vezes.
Orientações para doadores de sangue
– Dormir pelo menos 6 horas na noite que antecede a doação
– Realizar uma refeição completa na noite que antecede a doação (jantar)
– Não fazer jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas
– Não ingerir bebida alcoólica de 12 a 24 horas antes da doação
– Não fumar 1 hora antes e 1 hora depois da doação
– Se a doação for realizada após o almoço, esperar o intervalo de 3 horas para realizar a doação
– Em caso de 1° doação, não conduzir moto e não ser conduzido na garupa
– Não praticar exercícios físicos exagerados antes e após a doação