Com a epidemia de dengue em Araraquara, o hemonúcleo da cidade está precisando de doações de sangue para tratar pacientes que apresentam quadro grave da doença.
Operando com apenas 20% de sua capacidade, o hemonúcleo conta com uma quantidade insuficiente para atender a demanda de pacientes que precisam de transfusão, seja em razão da dengue ou de outros fatores.
Nos estágios mais avançados da dengue, o paciente pode vir a apresentar hemorragias, que são tratadas a partir da transfusão de plaquetas, elemento presente no sangue, cuja função é aglutinar, formando um tampão, para impedir o vazamento do sangue.
De acordo com diretor, Reinaldo Bonfá, para o tratamento da hemorragia devido ao agravamento da dengue é utilizada uma bolsa de sangue a cada 10 kg de peso corporal do paciente.
Quem pode e como doar
Para fazer a doação de sangue, é necessário ter entre 18 e 60 anos, estar em boas condições de saúde e sem apresentar doenças crônicas ou infecciosas. Não é necessário estar em jejum no dia de realização da coleta do sangue, basta ter realizado uma refeição leve e balanceada.
No dia da doação é necessário ter em mãos um documento de identidade com foto e CPF.
A coleta do sangue para doação é realizada somente por agendamento prévio, por meio do (16) 3301-6102.