Um agricultor de 40 anos matou uma onça parda com uma espingarda calibre 22 nesta segunda-feira (21), no Assentamento Bela Vista, em Araraquara.
De acordo com o boletim de ocorrência, a onça parda estava em frente à casa de uma das moradoras do assentamento, uma mulher de 40 anos que trabalha como autônoma. Ela teria ligado para dois vizinhos e pedido que eles abatessem o animal, já que têm dois filhos pequenos e tinha medo que a onça machucasse as crianças.
Os dois homens foram até o local, sendo que um deles, o agricultor, usou a espingarda da mulher para matar o animal. Aos policiais, ela disse que não ter o registro da arma por ser de um familiar falecido.
Os homens levaram o corpo da onça no Rio Chibarro, que fica entre Araraquara e São Carlos. Os policiais tentaram encontrar, mas sem sucesso.
Não houve flagrante de crime ambiental, mas houve de posse irrgular de arma de fogo. O crime ao Estatuto do Desarmamento prevê pena privativa de até quatro anos. Foi estipulado fiança de R$ 1.100, que foi paga, então a mulher foi liberada.
Os policiais começaram a investigar o caso após uma denúncia. Foi registrado um boletim de ocorrência por posse irregular de arma de fogo de uso permitido e matar espécimes de fauna silvestre.