- Publicidade -
CotidianoHospital de Campanha completa um ano e soma 1,2 mil atendimentos

Hospital de Campanha completa um ano e soma 1,2 mil atendimentos

Local atende exclusivamente pacientes que precisam de internação em decorrência da covid-19

- Publicidade -

Hospital de Campanha em Araraquara completa um ano (Foto: Amanda Rocha)

 
O Hospital da Solidariedade, hospital de campanha montado para o enfrentamento da covid-19, completou um ano de funcionamento nesta quinta-feira (20). Nesse período, 1.283 pacientes foram atendidos nos leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UITI da unidade hospitalar.

O hospital de campanha possui 244 funcionários, entre técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, equipes de limpeza, auxiliares administrativos, farmacêuticos, equipes de raio-X, vigilantes, técnicos de farmácia, assistentes sociais, copeiras e motoristas. Noventa sessões de hemodiálise já foram realizadas no hospital.

- Publicidade -

A Prefeitura tomou posse do imóvel onde hoje funciona o Hospital em 2019. O local, que fica na Rua Domingos Zanin, antigo prédio da Nova Moto, estava abandonado. O prédio estava com acúmulo de lixo, tinha sido palco de um homicídio, além de uma série de dívidas tributárias. 

As obras do hospital de campanha começaram em 26 de março de 2020, com a limpeza do local. Em menos de 50 dias, estava pronto com as adequações para a montagem dos leitos e toda estrutura.

No momento de abertura, o hospital tinha 51 leitos, sendo 20 de UTI e 31 de enfermaria, para receber pacientes encaminhados pela Unida de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier (polo de triagem de casos suspeitos da covid-19). Atualmente, o Hospital da Solidariedade tem 71 leitos, sendo 41 de enfermaria e 30 de UTI.

Segundo o prefeito Edinho Silva (PT), a estrutura não será desmontada enquanto ela for necessária para o combate à pandemia. “Espero que, daqui a pouco, a gente esteja aqui discutindo o que fazer com esse prédio, que a gente não necessite mais dele. Mas nenhum de nós sabe até quando a pandemia vai. A ciência ainda está registrando o que vai acontecer. Enquanto for necessário, esse hospital vai existir, a estrutura estará montada e salvaremos vidas”, concluiu o prefeito.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -