A partir desta terça-feira (15), o Hospital de Campanha passa a receber casos suspeitos de dengue. No local, serão realizados teste, consultas e reidratação, todos os dias, das 7h às 19h.
A abertura estava prevista para a quarta-feira (16), mas acabou sendo antecipada para terça (15), devido ao volume de pessoas que estão procurando as UPAs com sintomas da dengue.
Com a abertura de atendimento a dengue no Hospital, o Centro de testagem da covid-19 será realocado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier.
“Inicialmente, o Centro de testagem no Hospital de Campanha chegou a atender três mil pessoas por dia e hoje estamos atendendo em torno de 130. Essa demanda dá para ser absorvida integralmente pela UPA. Então, a UPA da Vila Xavier volta a ser referência para quem esta com suspeita de covid. Enquanto isso, o Hospital de Campanha será direcionado para quem está com suspeita de dengue ou com a doença confirmada e que necessita de acompanhamento. Desse modo a gente alivia as UPAs”, explica Eliana Honain.
A partir de terça-feira, no período em que o hospital de campanha estiver fechado (entre 19h e 7h), os pacientes com suspeita de dengue devem procurar a UPA Central.
Sintomas
Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.
Segundo a Vigilância em Saúde, o ano de 2022 (até o início de março) já registra 562 casos confirmados de dengue e duas mortes.