- Publicidade -
CotidianoIdoso cai em casa, sofre morte cerebral e família decide pela doação de órgãos

Idoso cai em casa, sofre morte cerebral e família decide pela doação de órgãos

Médicos da Santa Casa de Araraquara confirmaram a morte cerebral na última sexta-feira (9); ele foi encontrado inconsciente por um sobrinho

- Publicidade -

A família de um idoso, de 67 anos, decidiu pela doação de órgãos, após os médicos da Santa Casa de Araraquara confirmarem, na última sexta-feira (9), que ele sofreu morte cerebral.

O idoso, que é morador da cidade de Ibitinga, estava hospitalizado desde a última segunda-feira (5), quando foi encontrado por um sobrinho inconsciente, caído ao lado da cama.

- Publicidade -

Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, levado para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e depois para um hospital da cidade. Mas, no dia seguinte, precisou ser transferido para a Santa Casa de Araraquara.

O idoso era hipertenso e diabético. Ainda não se sabe o que pode ter provocado a queda acidental.

Diante do quadro, no qual respira apenas por aparelhos, a família decidiu pela doação dos seus órgãos.

ENTENDA A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO BRASIL

Segundo o ministério da Saúde, qualquer pessoa que não seja portadora de doenças transmissíveis, infecções graves e câncer generalizado pode ser doadora.

Porém, há limite de idade para cada órgão captado. Em geral, aceita-se rim até os 75 anos, fígado até os 70, coração e pulmão até os 55, pâncreas até os 50, válvulas cardíacas, pele e ossos até os 65. Para as córneas não há limite de idade.

- Publicidade -

No caso de rim, medula óssea ou parte do fígado, a doação pode ser feita em vida. Mas nos demais, a pessoa se torna doadora quando ocorre a morte do cérebro, o que costuma ocorrer após acidentes com carro, moto e quedas. Nesta situação, o cérebro perde sua capacidade, mas os demais órgãos continuam em perfeito estado de funcionamento.

FIQUE ON

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara e região? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -