A Igreja do Carmo realiza nesta segunda-feira (09), às 19 horas, uma missa com descerramento de placa em homenagem ao padre Adrianus Cornelis Johannes van Luy, que dá nome à Praça da Igreja Nossa Senhora do Carmo.
A Lei Municipal nº 7.382/2010 denomina a Praça do Carmo como Padre Adrianus Cornelis Johannes van Luy. No ato após a celebração, a placa será descerrada e posteriormente afixada na praça do Carmo, que passa por revitalização e nesta semana também recebeu uma academia ao ar livre. O prefeito Edinho Silva participa da homenagem.
PADRE HOLANDÊS
O Padre Adrianus Cornelis Johannes van Luy nasceu em 8 de fevereiro de 1912, na pequena cidade holandesa de Amersfoort. Desde jovem tinha a vocação de missionário e foi ordenado em 20 de agosto de 1949, ainda na Holanda. No Brasil, o padre Adriano trabalhou em vários lugares, começando por Araraquara, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
Em 1953, ajudou na fundação da atual Casa Betânia e, em 1958, foi transferido para Registro (SP), onde passou o período do Concílio Vaticano II. De lá foi transferido para Monte Alto (SP), onde permaneceu por 11 anos. Voltou para Araraquara em 1980, novamente para a Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
Em 1987, começou seu trabalho na Paróquia São José, onde trabalhou com o padre José Roberto Agostinho até 2002, quando se recolheu na Casa dos Idosos, em Santo Amaro. Faleceu em 23 de julho de 2010, aos 98 anos, na cidade de São Paulo.
A Igreja Nossa Senhora do Carmo fica na Praça do Carmo, na Avenida 7 de Setembro, s/n.