A paisagem verde do morro do Carangola, em Rincão, deu lugar ao cinza, após a queimada registrada na noite do último domingo (07). O fogo consumiu o equivalente a dez campos de futebol.
De acordo com o setor de comunicação da prefeitura da cidade, o incêndio teria durado pouco mais de três horas e seria criminoso.
Para combater as chamas, foi necessário acionar um caminhão-pipa da prefeitura e três de uma usina da cidade.
VEJA TAMBÉM
Semana começa com chuva e temperaturas baixas em Araraquara
Moto usada por entregador de pizza é furtada em Araraquara
A cena do fogo consumindo toda vegetação chocou moradores da cidade. ‘É lamentável como os seres humanos são inconsequentes. Com certeza um incêndio criminoso, como ocorre todos os anos nesse período de estiagem‘, afirma o morador Fagner Claro.
‘Foi uma cena muito triste de se ver. O fogo consumiu tudo em poucos minutos, a fumaça tomou conta da cidade. Atitudes irresponsáveis que prejudicam tanto o meio ambiente quanto a saúde humana’, completou.
Para a estudante Manoela da Silva, que sofre com problemas respiratórios, além dos prejuízos ambientais, a saúde também acaba sendo prejudicada pelas queimadas. ‘Ontem a noite ficou até difícil para respirar. O tempo já estava seco e a queimada me deixou passando mal. Hoje o clima melhorou com a chuva, mas passei dias bem difíceis’, ressalta.
LEIA MAIS
Metaverso poderá contribuir com US$ 3 trilhões para o PIB global em 2031