Uma montanha de material retorcido foi o que restou do trabalho das cooperadas da Acácia, em Araraquara, após o incêndio registrado na semana passada em um dos barracões da cooperativa. Tudo foi perdido e será descartado.
Além dos materiais recicláveis que estavam no local, o fogo destruiu máquinas e deixou parte da estrutura do barracão retorcida. O prejuízo para a cooperativa pode ultrapassar os R$ 800 mil.
“Da estrutura que recebe o material, vamos ter que fazer esta reforma: cobertura, esteira, parte elétrica, hidráulica. Tudo vai precisar ser refeito“, disse Helena Francisco da Silva, presidente da Acácia, à EPTV.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Araraquara registrou 401 incêndios no primeiro semestre deste ano. O número representa alta de 285% em relação às 104 ocorrências do mesmo período de 2023.
O fogo na cooperativa, responsável por 95% da coleta seletiva da cidade, começou no dia 31 de julho e levou três dias e quatro noites até ser controlado totalmente. Desde então, equipes ainda trabalham na limpeza e concertos do local.
O novo barracão deve levar três meses até ficar pronto. Até lá, as cooperadas estão fazendo a triagem dos materiais de forma improvisada. (Com informações da EPTV)