- Publicidade -
CotidianoIncêndio queima 60 mil metros quadrados de vegetação em Araraquara

Incêndio queima 60 mil metros quadrados de vegetação em Araraquara

Fogo começou às 17h30, se espalhou rapidamente e foi contido pelo Corpo de Bombeiros às 21h

- Publicidade -

Um incêndio em uma área de mata na região da Rua Maurício Galli, no setor 1 do Selmi Dei, na última quinta-feira (15), mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Araraquara e causou transtornos para os moradores. Com o tempo mais seco, a incidência de queimadas urbanas vem crescendo, aumentando o risco de doenças e complicações respiratórias na população.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 17h30, espalhou-se rapidamente devido à força do vento e foi contido somente às 21h. Foram queimados 60 mil metros quadrados de área, sendo este o único atendimento da corporação na região.

- Publicidade -

Moradora do bairro há 30 anos, a aposentada Elza Campos de Almeida relatou ter ficado assustada com o incêndio e disse que a situação vem se repetindo ano após ano no bairro. “Não tem um ano em que não aconteça esse fogo. A garganta fica ruim, não tem ar bom para dormir.”

“Essa noite eu não dormi, porque minha casa encheu de fumaça e não conseguimos respirar. Hoje minha varanda estava cheia de cinzas”, completou a cozinheira e também moradora do bairro, Doraci Ferreira Rodrigues.

Nesta sexta-feira (16) pela manhã, ainda havia fumaça e parte da vegetação seca que poderia servir de combustível para novos incêndios. A situação é reflexo da falta de chuva e da baixa umidade relativa do ar. Durante quatro dias dessa semana, o índice de umidade ficou abaixo dos 20%, segundo o Ciagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).

“Esse clima acaba facilitando a propagação dos incêndios de vegetação de maneira mais rápida. A força dos ventos é característica deste período, mas é necessária a combustão. O que tem levado ao aumento desses incêndios nessa época é, principalmente, a responsabilidade das pessoas que utilizam fogo para limpeza ou, de forma irresponsável, iniciam incêndios, seja acidentalmente ou de forma intencional”, analisou Luiz Dal’Acqua, coordenador da Defesa Civil (Com informações da EPTV Central).

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -