As inscrições para o concurso da PM (Polícia Militar) do Estado de São Paulo para a carreira de soldado começam nesta segunda-feira (25). A oferta é de 2.700 vagas no Estado para candidatos com nível médio.
Podem se inscrever candidatos homens e mulheres. A remuneração inicial para o cargo é de R$ 3.360. Campinas é uma das cidades onde as provas serão aplicadas.
O edital do concurso foi publicado na última semana e estipula as vagas para o cargo de soldado de 2ª classe. As inscrições, que começam hoje, deverão ser realizadas pela internet no site da Vunesp, banca organizadora do certame, até o dia 8 de dezembro.
O valor da inscrição é de R$ 57. Segundo o edital, as provas deverão ser aplicadas na data provável de 6 de fevereiro de 2022.
As provas do concurso da PM serão aplicadas em Campinas, Araçatuba, Bauru, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
REDUÇÃO NA TAXA
Tem direito a redução de 50% do valor da taxa de inscrição o candidato que seja estudante matriculado no ensino médio, curso pré-vestibular ou curso de graduação ou pós-graduação e receba a remuneração mensal inferior a dois salários mínimos, ou esteja desempregado.
O candidato que preencher os requisitos pode solicitar e redução do pagamento no site da Vunesp.
REQUISITOS
Além do nível médio, a corporação exige que os candidatos sejam brasileiros, tenham idade mínima de 17 anos e idade máxima de 30 anos.
São outros requisitos:
– Ter estatura mínima de 1,55m, se mulher, e de 1,60m, se homem;
– Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;
– Possuir boa saúde, higidez física, mental e perfil psicológico compatível com o cargo;
– Ter concluído o Ensino Médio ou equivalente.
– Carteira Nacional de Habilitação entre as categorias “B” e “E”.
– É permitido o uso de tatuagem, desde que sua simbologia não seja conflitante com os valores policiais-militares e não faça alusão a condutas ilícitas;
A PROVA
Segundo o edital, as provas deverão ser aplicadas na data provável de 6 de fevereiro de 2022. A prova será composta por 60 questões de múltipla escolha e uma redação.
Caem na prova objetiva os seguintes conteúdos:
– Língua Portuguesa e Interpretação de Texto 20 questões;
– Matemática – 15 questões;
– Conhecimentos Gerais – 15 questões
– Noções Básicas de Informática – 5 questões;
– Noções de Administração Pública – 5 questões;
Após as provas, se aprovado o candidato passa por exames de aptidão física, exames de saúde, exames psicológicos, avaliação da conduta social e análise de documentos.
O QUE FAZ
Segundo a Polícia Militar, as atribuições do cargo de Soldado PM de 2ª Classe são “o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento”.