
Dos 26 produtos típicos das ceias de final de ano, cinco foram reprovados pela diferença entre o peso real e o indicado na embalagem, durante a Operação Boas Festas, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP).
O número representa 19% do total. Na mesma operação do ano passado, 23% dos 31 itens fiscalizados foram reprovados.
Os fiscais avaliaram panetone, bebidas alcoólicas, frutas, frutas cristalizadas, pão de mel e outros itens que fazem parte da ceia de Natal e Ano novo.
VEJA TAMBÉM
Pesquisa aponta variação de até 31% em um mesmo panetone em Araraquara
Diferença de preços na Ceia de Natal chega a quase 50% em Araraquara
Segundo a diretora de fiscalização do IPEM-SP, Ederli Pereira, os produtos foram coletados previamente pelos fiscais em pontos de venda de pequeno, médio e grande porte e depois avaliados em laboratório.
“Nós fazemos a coleta dos produtos e uma perícia em nossos laboratórios. Nós encontramos cinco produtos com peso abaixo da margem de tolerância em relação à embalagem”, disse.
As empresas autuadas pelo IPEM-SP têm 10 dias para apresentar defesa. A irregularidade pode resultar em multa de até R$ 1,5 milhão.
“Os fabricantes são os responsáveis pelo acondicionamento destes produtos e pelas pesagens na fábrica”, esclareceu a diretora do IPEM-SP.
DENÚNCIA
O consumidor que se sentir lesado e/ou desconfiar de quaisquer irregularidades pode denunciar pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br. (*Com informações da CBN Araraquara)