Araraquara seguiu a decisão do governo paulista e publicou decreto em que torna opcional o uso de máscaras em ambientes abertos e áreas livres.
Segundo a prefeitura, o documento foi elaborado com base em análises da situação epidemiológica realizadas pelo comitê de contingência do coronavírus do município e do comitê científico. Que segue deliberação do Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara.
Entretanto, apesar de liberação, algumas pessoas preferem continuar utilizando a máscara. Esse é o caso do aposentado Alcides Soranzo, que irá continuar usando máscaras como forma de proteção para ele e para as outras pessoas.
“Eu vou continuar usando mesmo assim, temos que evitar e não custa colocar a máscara. Quantas pessoas não estão transmitindo para outras pessoas e destruído famílias?”, comenta.
A assistente de atendimento Nayara Lopes concordou com a liberação para locais abertos, mas mesmo assim, ela disse que ainda não se sente segura pra deixar a proteção de lado.
“Eu acho que já está bom para liberar em lugar aberto, para lugar fechado ainda não está na hora. Eu acho que até é seguro, mas prefiro continuar usando. Prefiro ir largando aos poucos”, ressalta.
O jovem aprendiz Murilo Rezende também acha que ainda não seguro a liberação das máscaras.
“Eu acho que se todos tiverem a terceira dose e não surgir nenhuma variante, possa valer. Por mim, eu ainda vou continuar usando até ter certeza que ta amenizado”, conta.
Já o locutor Claudemir Olímpio acredita que o governo do estado agiu certo ao derrubar o uso obrigatório de mascaras em espaços abertos.
“Na minha opinião, até passou da hora, pois estamos vacinados. Andando na rua é legal, mas em estabelecimento fechado tem que colocar máscara”, finaliza.