O cronograma de limpeza dos locais em que acontece a programação de Carnaval de rua, em Araraquara, foi reforçado pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) diante do aumento de público e, consequentemente, produção de lixo.
Segundo a autarquia, nestes locais a limpeza e varrição das ruas foram intensificadas, inclusive, com a disponibilização de lixeiras e contêineres.
“Os blocos, bailes, festas, trios elétricos e outros eventos realizados pela prefeitura, clubes, bares e restaurantes concentram uma grande quantidade de pessoas e a quantidade de lixo e resíduos gerados aparecem numa proporção e quantidade maior que outros eventos”, disse o DAAE em publicação nas redes sociais.
VEJA TAMBÉM
Bloquinhos saem às ruas de Araraquara nesta segunda; confira programação
Ambulantes de Araraquara comemoram volta do Carnaval após três anos
Dentre os materiais mais comuns encontrados, estão garrafas de vidro e plástico, latas de alumínio, copos, embalagens, papel, papelão, adereços, confetes, serpentinas e restos de alimentos.
“Este lixo e resíduos, além da poluição visual, causam a poluição do meio ambiente como um todo, especificamente, se forem carreados pelas águas da chuva ou arrastados pelo vento e chegarem até os nossos córregos e rios, poluindo os mananciais superficiais de abastecimento de água”, pontuou a autarquia.
O DAAE pediu ainda que os foliões repensem o uso de confetes, serpentinas e outros adereços descartáveis durante as festas. “Divirta-se, aproveite a festa e faça sua parte, reduza a quantidade de lixo e resíduos gerados, não jogue o lixo no chão, procure uma lixeira mais próxima ou leve sacolas plásticas para ensacar e descartar corretamente o seu lixo”, pediu.
LEIA MAIS
Blocos Pinga Ni Mim e Lua Vai animam o carnaval de SP nesta segunda-feira