- Publicidade -
CotidianoLocomotiva “resgata” elementos da antiga Estrada de Ferro Araraquara

Locomotiva “resgata” elementos da antiga Estrada de Ferro Araraquara

Marcas registradas das locomotivas de 1958 foram resgatas em uma homenagem aos 205 anos de Araraquara

- Publicidade -
Máquina resgatou elementos tradicionais das locomotivas de 1958 (Foto: Milton Filho/ acidade on) 
Máquina resgatou elementos tradicionais das locomotivas de 1958 (Foto: Milton Filho/ acidade on) 

 

Duas asas vermelhas nas laterais. O logo da antiga Estrada de Ferro Araraquara (EFA). E a tradicional cor grená. Marcas registradas das locomotivas de 1958 e que foram resgatadas em uma homenagem aos 205 anos de Araraquara.

- Publicidade -

Os elementos conhecidos dos ferroviários e por apaixonadas pela ferrovia foram incorporados em uma máquina nova, de 1999, e que ainda está em operação. A intervenção levou aproximadamente um mês.

VEJA TAMBÉM

Conheça o prédio mais antigo e que resiste há 137 anos em Araraquara

Os caminhos que ligam o Centro de Araraquara à Vila Xavier
 

O gerente de relações governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino De Stéfani, explicou que a locomotiva passava por revisão no pátio de Araraquara, e que a concessionária aproveitou este momento para refazer a pintura em homenagem ao aniversário da cidade.
 

- Publicidade -

Esta locomotiva foi pintada com a inspiração das primeiras locomotivas que chegaram em 1958, quando a Araraquarense começou a fazer a migração das locomotivas de tração a vapor por outras a diesel/elétrica. De 1.958 a 1.960, chegaram 17 locomotivas com esta pintura”, lembrou.

A máquina foi adquirida em 1999 pela Ferro-Norte, passou para a Brasil Ferrovia, América Latina Logística (ALL) até chegar à Rumo.

A ideia de fazer a homenagem foi do mecânico, Luis Fernando Milani. Apaixonado pela ferrovia e pela história da EFA, ele sempre sonhou em resgatar estes elementos.

“Não tem como não se emocionar. Estou na ferrovia há 21 anos e levo no sangue tudo isso aqui”, contou.
 

Locomotiva vai percorrer malha ferroviária entre Santos e Rondonópolis (Foto: Milton Filho/ acidade on) 
Locomotiva vai percorrer malha ferroviária entre Santos e Rondonópolis (Foto: Milton Filho/ acidade on) 

Mas, a homenagem não ficará restrita apenas a Araraquara. A máquina circula pela malha ferroviária entre Santos e Rondonópolis (MT), e levará o nome e a tradição da cidade por todas estas regiões.

“É uma máquina que tem potencial de rodar uma região muito grande do Brasil, levando o nome de Araraquara”, explicou de Stéfani.  “Um evento como este deixa claro o respeito que a companhia tem com a história da ferrovia e com o município”, completou.

Para o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico de Araraquara, Weber Fonseca, o resgate destes elementos traz um sentimento nostálgico, principalmente, pela ligação do desenvolvimento da cidade a partir da ferrovia.

“A Ferrovia é responsável por um momento bem específico da história, de desenvolvimento econômico e social. Mas ao longo dos anos, ela deixou de ter esta importância, desta vida cotidiana da cidade, como viajar. É algo que a gente poderia ter: uma malha ferroviária disponível para o transporte, como vimos em outros países. O fato de isto ter sido rapidamente desmontado, neste cotidiano, gera esta fissura nostálgica. Então, rever estes elementos do passado, a cor, e a possibilidade de trazer isto mais próximo, sempre é emocionante”, comentou.

Em 15 de março de 2001 passou por Araraquara o último trem de passageiros. Desde então, a ferrovia é responsável apenas pelo transporte de cargas.

Com a construção do pátio de manobras de Tutoia, desde outubro do ano passado, os trens deixaram de cortar Araraquara. Porém, a manutenção das locomotivas continua nas duas oficinas às margens da Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa.

De acordo com gerente de relações governamentais da Rumo, a previsão é de que estes serviços prossigam pelos próximos quatro anos. “Hoje, na nossa programação, a migração deve acontecer por volta de 2026. O que acontece em Araraquara é a manutenção de locomotivas: intervenção de média complexidade, onde chamamos de rotunda, e de alta complexidade, ao lado do antigo pavilhão da Facira”, concluiu.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -