Você já ouviu falar em “Lua Cheia Rosa”? O fenômeno vai acontecer na tarde desta terça-feira (23) e poderá ser visto de qualquer lugar do Brasil, sem a necessidade de equipamento especial.
Apesar de o nome, a lua não sofrerá nenhuma mudança de cor. O fenômeno foi batizado com este nome pelos povos nativos dos Estados Unidos por conta das flores que desabrocham durante a primavera no Hemisfério Norte.
O que chama atenção no fenômeno é o fato de ser uma lua cheia nessa época do ano. Apesar de sua importância para diversas culturas, a “Lua Cheia Rosa” não equivale a uma superlua.
As superluas acontecem quando a Lua cheia ocorre mais próxima da Terra e, portanto, sua aparência é 14% maior e 30% mais brilhante que o comum.
A “Lua Cheia Rosa” ficará visível a partir das 17h32, no horário de Brasília. Para vê-la basta olhar para o céu quando o fenômeno aparecer no horizonte.
Segundo o calendário astronômico do Observatório do Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), será possível observar a próxima superlua entre os dias 17 e 18 de setembro. O fenômeno também deve voltar a acontecer no dia 17 de outubro.