- Publicidade -
CotidianoMães denunciam infestação de escorpiões em creche no Alto dos Pinheiros: "18 em um dia"

Mães denunciam infestação de escorpiões em creche no Alto dos Pinheiros: “18 em um dia”

Segundo a denúncia das mulheres, o local sofre com infestação de escorpiões desde outubro de 2023, e somente em um dia, 18 animais foram encontrados nas dependências do terreno

- Publicidade -

Mães de crianças que estudam no CER (Centro de Educação e Recreação) Padre Mário Cavaretti Filho, localizada no bairro Alto dos Pinheiros, temem pela segurança dos filhos.

Segundo a denúncia das mulheres, o local sofre com infestação de escorpiões desde outubro de 2023, e somente em um dia, 18 animais foram encontrados nas dependências do terreno.

- Publicidade -

“A diretora e os funcionários já conversaram com a gente . Preocupados, porque estão encontrando muito próximo ao berçário. A minha filha vai fazer dois aninhos, se ela ver um escorpião ela vai tentar pegar, porque ela acha que é bichinho. Formiga na minha casa ela tenta pegar. Se ela ver um escorpião o que acontece meu Deus?”, desabafou a recepcionista Rosimeire da Silva, de 39 anos.

Prédio interditado

Outra mãe, a ajudante de produção Josiane Xavier de França, de 39, chegou a conversar com a direção da escola.

De acordo com ela, foi dito que mesmo com medidas de prevenção em relação ao acesso dos animais, eles vem da tubulação. Um dos prédios onde as aulas aconteciam chegou a ser interditado, mesmo passando por reforma. “Tem 3 turmas em uma sala só”, denunciou a ajudante.

Por segurança, sua filha de três anos parou de ir a CER. “Quando retornaram as aulas agora, voltaram aparecer todos os dias. Questionei a diretora, ela não negou, inclusive foi achado na porta do berçário, na pia dos funcionários, embaixo de um tapete. Em um só dia acharam 18 escorpiões”, disse Josiane.

Mato alto

Outro problema que contribui para a aparição dos animais é a situação do mato na escola e no entorno. “Envolta da creche muito mato, a praça não dá nem para ver os brinquedos”, disse a mulher.

- Publicidade -

“Estão esperando acontecer uma tragédia, para tomar devidas providências, todos nós sabemos que uma criança dificilmente resiste a uma picada de escorpião”, completou Josiane.

O acidade on questionou a Prefeitura de Araraquara, responsável pela administração das CERs que respondeu por meio da seguinte nota:

“Não procede a informação que o CER estaria infestado de escorpiões. No ano de 2023, foi detectado problema com escorpiões no local, e , após vistoria da equipe da gerência de Zoonoses da Vigilância em Saúde do Município várias intervenções foram adotadas, por orientação da equipe, para sanar o problema, entre elas a regularização no piso de concreto, concretagem de alicerce e troca de mourões do alambrado, instalação de rodinhos de porta, pintura dos berçários e banheiros, troca de 8 portas de madeira, reparos no reboco, limpeza de todas as canaletas de águas pluviais, telagem das grelhas de águas pluviais, instalação de ralo protetor em todos os ralos, instalação de válvulas de retenção nas saídas de águas pluviais, calafetação de caixas de inspeção, calafetação de vasos sanitários, troca de sifões, além de roçada e poda de árvores (as duas últimas realizadas sempre que necessário). Na data de hoje, em nova vistoria no imóvel, a equipe de Vigilância em Saúde que esteve no local abriu um bueiro cimentado, que dá acesso ao esgoto, e por isso alguns animais peçonhentos foram observados. Mas não houve infestação. A região tem incidência de escorpiões e a unidade faz divisa com uma área verde, por isso as fiscalizações são frequentes, justamente para garantir a segurança da comunidade escolar.”

- Publicidade -
Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -