- Publicidade -
CotidianoMais de 14 mil pessoas foram atendidas pelo PAT em 2020

Mais de 14 mil pessoas foram atendidas pelo PAT em 2020

Foram mais de 11 mil encaminhamentos para vagas de emprego em Araraquara; veja dicas para um bom currículo

- Publicidade -

Um bom currículo é imprescindível na busca de um emprego; veja dicas na matéria  (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Araraquara atendeu 14.580 pessoas entre janeiro e dezembro do ano passado. Ao longo de 2020, a unidade encaminhou 11.179 candidatos para 706 vagas abertas.

- Publicidade -

O local, disponibilizado pelo Município em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, funciona como uma agência pública de intermediação de mão de obra, fazendo a ponte entre trabalhadores desempregados ou à procura de nova colocação e empresas que possuem vagas disponíveis.

A unidade de Araraquara funciona na Cetecs (Coordenadoria Executiva de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária), localizada na Av. Nabor Rodrigues dos Santos, 467, no Jardim dos Manacás. O atendimento presencial é realizado de segunda a sexta, das 7h15 às 12h e das 13h às 14h45.

As vagas de emprego disponíveis são atualizadas de segunda a sexta-feira e podem ser consultadas no Facebook do próprio PAT: https://pt-br.facebook.com/patararaquara/

Os currículos podem ser enviados para o e-mail curriculopatararaqura@gmail.com ou entregues presencialmente na unidade.

“Quando chegam até nós, os currículos são enviados às empresas, que são responsáveis por entrar em contato com o candidato e fazer a seleção, caso tenham interesse. Para algumas vagas, o PAT recebe muitos currículos e as empresas colocam um limite para o recebimento. Existem vagas que têm muita procura e outras que ficam meses abertas. Existem aquelas que são logo preenchidas e outras que demoram mais. O importante é ter um bom currículo, uma vez que ele é a carta de apresentação do candidato”, conta a coordenadora do Trabalho e Economia Criativa e Solidária da Prefeitura, Camila Capacle, que elenca abaixo dez dicas para um bom currículo.

- Publicidade -

A coordenadora explica, ainda, que desde setembro de 2020 a Carteira de Trabalho passou a ser digital, e é emitida por meio do aplicativo chamado “Carteira de Trabalho Digital”. Por esse aplicativo também é possível dar entrada no Seguro Desemprego. Quem encontrar dificuldades ou precisar de orientação, pode entrar em contato com o PAT pelo telefone (16) 3322-9530.

10 DICAS PARA UM BOM CURRÍCULO:

1 – Economize na quantidade de dados pessoais. Coloque apenas nome completo, e-mail, endereço do seu perfil em redes profissionais, telefone de contato, cidade onde mora, idade ou data de nascimento (opcional). Evite colocar seu perfil pessoal de redes sociais.

2 – Especifique uma área de atuação. Essa informação deve comunicar, de maneira rápida e genérica, com o que você trabalha.

3 – Descreva sua formação. De forma sucinta, liste os cursos que você já fez.

4 – Faça um resumo das suas qualificações, descrevendo as áreas de atuação e seu papel em cada uma delas.  

5 – Capriche na experiência profissional. Essa é uma das partes mais importantes do seu currículo, é preciso tratá-la com atenção especial. Aqui devem entrar suas experiências mais atuais e relevantes. A ordem das experiências deve ser sempre da mais recente para a mais antiga.

6 – Cursos e outras atividades: se você possui cursos técnicos, experiências internacionais ou participação em eventos que possam turbinar as chances de conquistar a vaga, liste-os no fim do currículo.

7 – Esqueça fotos e outros recursos gráficos. Não coloque fotos no currículo, a menos que seja exigido pela empresa. No caso de precisar incluir sua foto, use uma imagem simples, em que você pareça natural e simpático. Evite selfies, fotos em trajes de banho, em viagens ou festas. Uma simples imagem com boa luz e fundo neutro podem contar muito mais a seu favor.

8 – Observe a linguagem: cuidado com os erros de português! Invista em uma revisão detalhada de todo o seu currículo. Se não tem certeza sobre a grafia de determinada palavra, consulte-a em algum dicionário online.

9 – Observe o formato. O segredo do sucesso é, muitas vezes, não ter medo de parecer comum. Faça a diagramação das informações usando folha de tamanho A4, que é o padrão no Brasil, e utilize fontes com pouca diferença de tamanho nos títulos e textos. Tente concentrar as informações em, no máximo, duas páginas.

10 – Simplicidade é o melhor caminho!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -