A Polícia Federal de Araraquara deflagrou, nesta quinta-feira (23), a Operação Mascavar, que mira a circulação de cédulas de real falsas. Ao todo, são cumpridos 13 mandados nas cidades de São Carlos e Ribeirão Bonito.
Segundo a PF, foi identificada a existência de um grupo criminoso especializado em comprar com dinheiro falso eletrônicos anunciados na internet. Utilizando perfis fakes em redes sociais, os criminosos negociavam os produtos em sites e páginas de compras, principalmente, aparelhos de telefonia celular e videogames.
Em um segundo momento, o pagamento era feito pessoalmente, normalmente à noite e em circunstâncias que dificultavam a conferência das cédulas e identificação dos criminosos pelas vítimas.
VEJA TAMBÉM
Idoso perde quase R$ 15 mil no golpe do falso mecânico em Araraquara
Casa de homem preso por violência doméstica “leva tiro” em Araraquara
De acordo com a PF, a investigação conseguiu reconstituir a dinâmica das ocorrências e identificar os criminosos. São cumpridos cinco mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão contra suspeitos residentes nas cidades de São Carlos e Ribeirão Bonito.
Moeda falsa configura crime contra a fé pública. A pessoa que, conscientimente, repassa as cédulas falsificadas também está cometendo crime.
Segundo a Polícia Federal, as investigações para identificação e prisão de outros envolvidos no esquema, tanto na falsificação de dinheiro como na introdução de cédulas falsas em circulação continuam.
A Operação leva este nome porque Mascavar, em sentido figurado na língua portuguesa, significa falsificar, corromper ou adulterar.
LEIA MAIS
Americanas arquiva plano de recuperação judicial e confirma aumento de capital