- Publicidade -
CotidianoMatão entra na contagem regressiva para volta do Corpus Christi

Matão entra na contagem regressiva para volta do Corpus Christi

Voluntários trabalham nos últimos ajustes antes do início da confecção dos tradicionais tapetes; são esperadas 30 mil pessoas

- Publicidade -

 

Último ano antes da pandemia, voluntários trabalham na montagem dos tapetes, em Matão (Foto: Gabrielle Chagas/G1)

- Publicidade -

Voluntários trabalham nos últimos ajustes antes do início da confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi, em Matão. Após dois anos, eles voltam a colorir as ruas da região central da cidade. 

Este ano a festa que completa 74 anos espera cerca de 30 mil visitantes. Além da parte religiosa, a secretaria municipal de Cultura também preparou programação cultural, com shows antes e durante a montagem. 

Ao todo, 70 toneladas de dolomita e areia vão decorar 12 quarteirões. Do alto, os tapetes irão formar uma enorme cruz aos pés da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus.  

 
VEJA MAIS  
Veja como fugir do movimento nas estradas da região de Araraquara
Araraquara terá vacinação neste feriado de Corpus Christi

- Publicidade -

Os tapetes com 20 tonalidades começarão a ser confeccionados na madrugada desta quinta-feira (16) com o tema “Eucaristia: caminho de comunhão, participação e missão”. 

O coordenador da festa, Marcos de Lima, contou que os voluntários estavam preparando entre uma e duas toneladas de material todos os dias. “É muito gratificante estar aqui”, resumiu.   

Corpus Christi em Matão será realizado na nesta quinta-feira (16) (Foto Arquivo: Amanda Rocha)

Para o diretor da Casa da Cultura, Juliano Jacopini, o Corpus Christi está na identidade cultural religiosa dos matonenses e precisa ser mantido. “Trata-se de algo que vai além da criação de sentidos para a vida. Com as atrações culturais e artísticas estamos reafirmando a importância da festa, que agora passa a ter ampliação em suas dimensões comemorativas”, afirma o diretor da Casa da Cultura, Juliano Jacopini. 

O artista plástico Élio Floriano contou que está ansioso para a montagem. “Nos dois últimos anos ficou um vácuo. A gente tá ansioso, a população mais ainda. Eu não vejo a hora, estou numa alegria”. 

Por conta da pandemia, a festa foi adaptada e as celebrações transmitidas pela internet. Agora, os organizadores esperam retomar o que parou em 2019. 

MISSAS E PROCISSÃO 

As missas de Corpus Christi acontecem na Igreja da Matriz, às 7h, 9h, 11h, 15h. Já a procissão que fecha a programação das atividades religiosas será às 16h. 

Nesta edição, a Praça do Centro recebe uma feira de artesanato com exposições de produtos de pequenos empreendedores, com trabalhos realizados no crochê, tricô, cartonagem, patchwork, enfeites, bijuterias, decoração, bordados e quadros. 

Além disso, a praça também terá o comércio de bebidas e alimentos. O uso de máscaras no evento é obrigatório. 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL  

Palco Viva Cultura Praça De Alimentação
09h – Ribitti10h – César Marcati
11h – Lucas e Leonel
12h – Tião Cabral e Jordane
13h – Camila Gomes  

Recital De Piano Casa Da Cultura 
12h – CCT Escola de Música 
13h – Escola de Música Danilo Gomez 
14h – Leila Kfouri 

Praça do Centro
10h Roda de Capoeira Grupo Sou Eu Caboclo
10h30 Batucada na Geral CEU das Artes 

Parque Ecológico
14h- Roda de Capoeira Grupo Sou Eu Caboclo
14h30 Batucada na Geral CEU das Artes 

Praça Alfredo De Paiva Garcia
Das 9h às 22h – Expoflor Rotary 2022
Visitação e venda de flores e plantas de Holambra de 16 a 18 de junho  

 
LEIA TAMBÉM 
Teatro: Semana Luís Antônio começa neste sábado (18) em Araraquara

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -