- Publicidade -
CotidianoMatão registra 514 serviços após transbordo de esgoto em chuvas este ano

Matão registra 514 serviços após transbordo de esgoto em chuvas este ano

De acordo com a empresa que presta o serviço de tratamento de água e esgoto, a Águas de Matão, o número é do primeiro semestre deste ano

- Publicidade -

Matão registrou 514 ordens de serviços após o extravasamento (transbordo) de esgoto em 694 milímetros de chuvas em 2023.

De acordo com a empresa que presta o serviço de tratamento de água e esgoto, a Águas de Matão, o número é do primeiro semestre deste ano.

- Publicidade -

Em 2021, foram realizados 1237 serviços em 1054 milímetros de chuva. Já em 2022, foram 1125 serviços e 1254 milímetros de chuva.

O extravasamento é o nome técnico dado aos entupimentos e transbordo da rede de esgoto. Quando isso acontece, as águas costumam voltar às casas durante as chuvas. Geralmente isso acontece por descarte irregular de lixo ou ligação clandestina das redes de água e esgoto.

Matão registra 514 serviços após transbordo de esgoto em chuvas este ano (Foto: Águas de Matão)

Conscientização

Como forma de conscientizar os moradores da cidade sobre os impactos do descarte irregular de resíduos no esgoto, foi lançado o “Plano Águas de Verão 2023/2024”.

Através da educação ambiental, a companhia pretende reduzir a quantidade de lixo descartado indevidamente no município. “A ação nasceu da necessidade de integrar as ações que áreas envolviam esse período úmido, que vai de setembro até abril do próximo ano”, disse Andréia Ferreira, gestora de comunicação e responsabilidade social da Águas de Matão.

“A ideia é conscientizar para que juntos possamos minimizar esses impactos, porque grande parte desses problemas vem do fato da grande quantidade de lixo na rede de esgoto, além do descarte do óleo de cozinha, a gordura é um fator que agrava essa condição”, disse Andreia

- Publicidade -

Outro fator que agrava a sobrecarga do sistema de esgoto durante as chuvas é uma rede pluvial inadequada, muitas vezes conectada indevidamente à rede de esgoto.

“Quando a ligação é inadequada a questão se agrava. A água acaba sendo lançada na mesma rede de esgoto, tubulação, causando uma sobrecarga, junto com o lixo.”

O ideal é que as águas das chuvas sejam canalizadas por calhas e ralos específicos e conduzidas até os mananciais do município por meio de guias e galerias.

O projeto foi iniciado em novembro, com o encontro com lideranças comunitárias dos bairros e é separado em três etapas:

– Liderança comunitárias, poder público e ONGs;

– Levar as informações para a comunidade;

– Desenhar soluções e ações com outros projetos e espaços do município.

“O objetivo é minimizar as chamadas de serviços, se isso acontecer vamos entender que a população entendeu”, disse.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -